Buscar

Após a leitura do texto acima, responda às seguintes perguntas em texto corrido (sugestão: um parágrafo para cada resposta)       1.Cada grupo soc...

Após a leitura do texto acima, responda às seguintes perguntas em texto corrido (sugestão: um parágrafo para cada resposta) 


     1.Cada grupo social é capaz de modificar o falar e o escrever?

     2. A língua é dinâmica?


     3. Vários fatores contribuem para as variações linguísticas, inclusive o histórico?

     4. A língua é imutável?



Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 30 a 40 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.

💡 1 Resposta

User badge image

gilvane araujo

VARIEDADE LINGUÍSTICA EM DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS

Os grupos sociais influenciam a maneira como uma língua é falada e escrita, refletindo as práticas e a cultura de cada comunidade. Essas alterações linguísticas podem ser impulsionadas por uma variedade de fatores, incluindo influências culturais, sociais, econômicas e tecnológicas. Diferentes grupos sociais têm diferentes necessidades de comunicação, o que pode resultar na criação de jargões, gírias e até novas regras gramaticais que se adaptam ao contexto particular desses grupos. Além disso, a expansão das mídias sociais tem acelerado essas transformações linguísticas, facilitando a disseminação e a adoção rápida de novos modos de comunicação entre grupos variados.

A natureza da linguagem é intrinsecamente dinâmica. Ela se adapta e evolui continuamente para satisfazer as exigências comunicativas de seus falantes. As transformações linguísticas podem manifestar-se em diversos aspectos, como a fonologia, morfologia, sintaxe e a semântica. Essas mudanças são motivadas por uma variedade de fatores, incluindo a migração, o intercâmbio cultural, avanços tecnológicos e alterações nas dinâmicas sociais e políticas. Um exemplo claro é o inglês moderno, que se diferencia substancialmente do inglês medieval, não somente em termos de vocabulário, mas também em sua gramática e pronúncia, ilustrando assim a dinâmica evolutiva da linguagem.

Adicionalmente, uma variedade de fatores, incluindo a influências históricas, afeta as variações linguísticas. Estas podem ser de natureza geográfica, social, relacionadas à idade, ao gênero, entre outras. A história de uma comunidade ou região tem um papel crucial na forma como o idioma é empregado e interpretado. Acontecimentos como conflitos, migrações e colonizações moldam significativamente a evolução de uma língua. Por exemplo, a influência colonial entre Brasil e Portugal moldou as variantes do português que são faladas no Brasil, diferenciando-as significativamente do português de Portugal, não apenas em pronúncia, mas também em vocabulário e estruturas gramaticais.

Por fim, compreende-se que a língua é dinâmica e está constantemente se transformando e adaptando, sendo, portanto, mutável. As alterações linguísticas ocorrem em resposta às novas necessidades, tecnologias e formas de interação social de seus usuários. Embora entidades como academias de língua e o sistema educacional tentem normatizar e regular o uso da língua, é inviável impedir totalmente sua evolução natural. Pode haver resistência às mudanças, especialmente em contextos formais e acadêmicos, mas no dia a dia, a língua segue evoluindo para espelhar as novas realidades de quem a fala. Isso é observável no surgimento de novos termos, na mudança de significados existentes ou na adoção de novas estruturas gramaticais pelo conjunto de falantes.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais