Buscar

O conhecimento da fisiologia respiratória para melhor entendimento dos mecanismos das doenças pulmonares, possibilita o Fisioterapeuta traçar seus ...

O conhecimento da fisiologia respiratória para melhor entendimento dos mecanismos das doenças pulmonares, possibilita o Fisioterapeuta traçar seus objetivos e condutas de forma apropriada. Diante do exposto, analise as afirmações a seguir:
I – A complacência do pulmão humano é cerca de 200 ml/cmH2O, podendo estar reduzida na atelectasia e hipersecreção pulmonar.
II – O surfactante é produzido pelos brônquios e tem a função de impedir seu colapso, bem como a transudação de líquidos para o seu interior.
III – No pulmão normal existem diferenças regionais da ventilação, sendo que a ventilação é maior na base pulmonar e vai decrescendo em direção ao ápice.
IV – Na inspiração a contração do diafragma e de outros músculos respiratórios, aumenta a cavidade torácica, aumentando a pressão dentro do tórax a qual fica acima da pressão atmosférica e, assim, o ar entra no sistema respiratório através da traquéia.
V – A circulação pulmonar traz o sangue desoxigenado do ventrículo esquerdo para as unidades de trocas gasosas e tem como característica acomodar grandes volumes de sangue a baixa pressão.
A)I e II
B)I e V
C)I e III
D)III e IV
E)III e V

Essa pergunta também está no material:

CONTEÚDO 2 FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA
7 pág.

Fisioterapia Respiratória Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I – A complacência do pulmão humano é cerca de 200 ml/cmH2O, podendo estar reduzida na atelectasia e hipersecreção pulmonar. Isso está correto. A complacência pulmonar pode ser reduzida em condições como atelectasia e hipersecreção pulmonar. II – O surfactante é produzido pelos brônquios e tem a função de impedir seu colapso, bem como a transudação de líquidos para o seu interior. Essa afirmação está incorreta. O surfactante é produzido pelas células alveolares e tem a função de reduzir a tensão superficial, evitando o colapso alveolar. III – No pulmão normal existem diferenças regionais da ventilação, sendo que a ventilação é maior na base pulmonar e vai decrescendo em direção ao ápice. Correto. No pulmão normal, a ventilação é maior na base pulmonar e diminui em direção ao ápice. IV – Na inspiração a contração do diafragma e de outros músculos respiratórios, aumenta a cavidade torácica, aumentando a pressão dentro do tórax a qual fica acima da pressão atmosférica e, assim, o ar entra no sistema respiratório através da traquéia. Essa afirmação está correta. Durante a inspiração, a pressão intratorácica diminui, permitindo a entrada de ar nos pulmões. V – A circulação pulmonar traz o sangue desoxigenado do ventrículo esquerdo para as unidades de trocas gasosas e tem como característica acomodar grandes volumes de sangue a baixa pressão. Essa afirmação está incorreta. A circulação pulmonar traz o sangue desoxigenado do ventrículo direito para as unidades de trocas gasosas nos pulmões. Portanto, a alternativa correta é a letra C) I e III.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais