Ed
há 4 meses
Os pontos de ebulição das moléculas NH₃ (amoníaco), H₂O (água) e HF (fluoreto de hidrogênio) são maiores do que os das moléculas formadas por átomos da mesma família devido à presença de ligações de hidrogênio. 1. Ligações de Hidrogênio: Essas moléculas possuem ligações de hidrogênio, que são interações intermoleculares muito fortes. O hidrogênio, quando ligado a átomos altamente eletronegativos como nitrogênio (N), oxigênio (O) e flúor (F), forma essas ligações, que aumentam significativamente a energia necessária para que as moléculas se separem e, portanto, elevam os pontos de ebulição. 2. Comparação com Outros Compostos: Em comparação, os compostos hidrogenados das famílias 14, 15, 16 e 17, como CH₄ (metano), PH₃ (fosfina) e HCl (ácido clorídrico), não apresentam ligações de hidrogênio significativas, resultando em pontos de ebulição mais baixos. 3. Tendência Geral: Embora a tendência geral seja que os pontos de ebulição aumentem à medida que se desce nos períodos devido ao aumento da massa molecular e das forças de dispersão, a presença de ligações de hidrogênio em NH₃, H₂O e HF altera essa expectativa, fazendo com que esses compostos tenham pontos de ebulição mais altos do que o esperado. Portanto, a combinação de ligações de hidrogênio e a estrutura molecular específica dessas substâncias são os principais fatores que explicam seus altos pontos de ebulição em comparação com outros compostos de suas respectivas famílias.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
Os pontos de ebulição das moléculas NH3, H2O e HF são maiores do que os das moléculas formadas por átomos de mesma família, seguindo a tendência de aumento, à medida que se desce nos períodos, devido à presença de ligações de hidrogênio nessas moléculas. As ligações de hidrogênio são forças intermoleculares mais fortes do que as forças de dipolo-dipolo e forças de Van der Waals presentes nas moléculas formadas por átomos de mesma família. As ligações de hidrogênio ocorrem quando o hidrogênio está ligado a um átomo muito eletronegativo, como o nitrogênio, o oxigênio ou o flúor, e forma uma ponte de hidrogênio com outro átomo eletronegativo. Essas pontes de hidrogênio são responsáveis por aumentar a força intermolecular e, consequentemente, elevar o ponto de ebulição dessas moléculas.
emylly janne
ano passado
Em geral, quando se desce nos períodos, aumenta-se a massa molecular dos compostos e, consequentemente, o ponto de ebulição. As moléculas hidrogenadas dos grupos 15, 16 e 17 apresentam interações moleculares do tipo dipolo-dipolo. No entanto, devido à alta eletronegatividade dos elementos N, O e F, as moléculas NH3, H2O e HF têm um tipo especial de interação dipolo-dipolo, que é a ligação de hidrogênio. Como a ligação de hidrogênio é uma interação molecular mais forte que as interações dipolo-dipolo comuns, o pontos de ebulição da amônia, da água e do ácido fluorídrico apresentam "anomalias", pois são mais altos do que se esperaria se as interações nesses compostos fossem dipolo-dipolo comuns.