Buscar

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão devastado teve o apoio dos Estados Unidos para se reerguer como economia. Um dos fatores que chamaram atençã...

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão devastado teve o apoio dos Estados Unidos para se reerguer como economia. Um dos fatores que chamaram atenção para este contexto foram as técnicas orientais, sendo um dos principais precursores o chamado Sistema Toyota de Produção, no qual com o uso de metodologias e ferramentas revolucionaram a forma de pensar o sistema produtivo. A base era a eficiência, a produtividade e a diminuição drástica de desperdícios e custos no sistema produtivo.

Temos também, a partir disso, o pensamento produtivo de forma “estratégica”, mas ainda com um caminho longo para adequação empresarial. A partir da década de 1950, o crescimento mundial se acelera, assim como o crescimento demográfico e, consequentemente, o aumento de consumo por produtos. Os japoneses começam a observar a possibilidade de fornecer produtos diferenciados ao consumidor, se atentando à sua necessidade e gosto, e não mais apenas produzir algo e “empurrar” para o consumidor.

O termo qualidade vem do latim qualitate, conceito desenvolvido por diversos estudiosos e que tem origem na relação das organizações com o mercado. Entre o final do século XVIII e início do século XIX, houve diversas transformações no cenário industrial.

Os processos fabris focam mais a produtividade, ficando de lado os conceitos que envolvem a qualidade do produto, como consequência, o número de produtos rejeitados e retrabalhos é expressivo, gerando altos custos, desperdícios e ineficiência produtiva.

SANTOS, Aldo. Gestão de Operações e Cadeias de Suprimentos. São Paulo: UNISA, 2020 (adaptado). 

 

Conforme exposto acima, os impactos da qualidade, sejam em seus produtos ou processos, passaram a ser de extrema relevância nas organizações. Descreva quais foram as eras da qualidade e as suas características.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As eras da qualidade são: 1. Era da Inspeção: Caracterizada pela preocupação em inspecionar e identificar produtos defeituosos, visando a correção dos mesmos. Foco na detecção e correção de falhas após a produção. 2. Era do Controle Estatístico: Introdução de métodos estatísticos para controle de qualidade, com a finalidade de prevenir defeitos ao invés de apenas corrigi-los. Ênfase na prevenção de falhas durante a produção. 3. Era da Garantia da Qualidade: Enfoque na gestão da qualidade, com a implementação de sistemas e processos para assegurar que os produtos atendam aos requisitos de qualidade. Ênfase na prevenção de defeitos em todas as etapas do processo produtivo. 4. Era da Gestão da Qualidade Total (TQM): Integração de todos os setores da empresa na busca pela qualidade, envolvendo desde a alta administração até os colaboradores de linha de produção. Ênfase na melhoria contínua, no envolvimento de todos os colaboradores e na satisfação do cliente. Essas eras refletem a evolução do pensamento e das práticas relacionadas à qualidade nas organizações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais