Buscar

O ciclo Otto e o ciclo Diesel são ciclos termodinâmicos adotados como padrões a ar, sendo o modo como combustão ocorre a principal diferença entre ...

O ciclo Otto e o ciclo Diesel são ciclos termodinâmicos adotados como padrões a ar, sendo o modo como combustão ocorre a principal diferença entre ambos. Dessa forma, é de se esperar que haja uma diferença de eficiência entre esses ciclos para determinadas condições semelhantes de operação.

Assumindo um ciclo Diesel com eficiência térmica de 45% e com razão de volumes igual a 3, assinale a alternativa que indica o correto valor da eficiência de um ciclo Otto que apresente a mesma razão de compressão. Considere γ = 1.5.

a.

16,1%.

b.

38,6%.

c.

26,8%.

d.

32,2%.

e.

28,4%.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver essa questão, podemos usar a relação entre as eficiências térmicas dos ciclos Otto e Diesel, que é dada por: \[ \frac{\eta_{Otto}}{\eta_{Diesel}} = 1 - \left(\frac{1}{r^{(\gamma-1)}}\right) \] Onde: - \( \eta_{Otto} \) é a eficiência do ciclo Otto - \( \eta_{Diesel} \) é a eficiência do ciclo Diesel - \( r \) é a razão de compressão - \( \gamma \) é a constante de razão de calor específico Substituindo os valores fornecidos, com \( r = 3 \) e \( \gamma = 1.5 \), podemos calcular a eficiência do ciclo Otto: \[ \frac{\eta_{Otto}}{0.45} = 1 - \left(\frac{1}{3^{(1.5-1)}}\right) \] \[ \frac{\eta_{Otto}}{0.45} = 1 - \left(\frac{1}{3^{0.5}}\right) \] \[ \frac{\eta_{Otto}}{0.45} = 1 - \left(\frac{1}{\sqrt{3}}\right) \] \[ \frac{\eta_{Otto}}{0.45} = 1 - 0.5774 \] \[ \frac{\eta_{Otto}}{0.45} = 0.4226 \] \[ \eta_{Otto} = 0.45 \times 0.4226 \] \[ \eta_{Otto} = 0.1902 \] \[ \eta_{Otto} = 19.02\% \] Portanto, a alternativa correta é a letra A) 16,1%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais