Buscar

Sobre o uso dos mecanismos de intertextualidade presentes nos textos I e II, considere as seguintes afirmacoes: I) Cirino, personagem do conto “A d...

Sobre o uso dos mecanismos de intertextualidade presentes nos textos I e II, considere as seguintes afirmacoes:
I) Cirino, personagem do conto “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, assemelha-se ao barqueiro Caronte por apresentar características maléficas e impiedosas.
II) No conto “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis, o Diabo, ao reivindicar “virtudes” como a soberba, a luxúria, a preguiça e a ira para a sua igreja, cita grandes nomes da literatura mundial como estratégia argumentativa para validar sua tese.
III) Embora o narrador de “A dança dos ossos” tente estabelecer uma comparação entre Cirino e Caronte, esta não se revela eficaz pelo fato de as águas do rio Parnaíba e as do rio Aqueronte possuírem características contrastantes, diferenciando, assim, seus respectivos barqueiros.
IV) Em “A Igreja do Diabo”, ao reabilitar a avareza, o Diabo adje

Essa pergunta também está no material:

prova-ensino-tecnico-2024
76 pág.

Português Faculdade Integrada do CearáFaculdade Integrada do Ceará

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais