Buscar

A Lei de Acesso à Informação (LAI) prevê que qualquer interessado pode formalizar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades dos Poderes...

A Lei de Acesso à Informação (LAI) prevê que qualquer interessado pode formalizar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, estados, Distrito Federal e municípios, inclusive a entidades privadas que utilizem recursos públicos. Podemos dizer que são verdadeiras as informações, EXCETO:

a. Essa Lei obriga os entes públicos a fornecerem informações aos cidadãos no prazo máximo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, desde que justificado o pedido de prorrogação.
b. Todo ente público deverá disponibilizar um meio eletrônico (e-mail, portal na internet, etc.) para o encaminhamento dos pedidos de informação pelos cidadãos.
c. O ente público só será obrigado a fornecer a informação se o requerente registrar o motivo pelo qual estão sendo solicitados os dados.
d. A Lei de Acesso à Informação exige que o solicitante se identifique, com pelo menos seu nome, RG ou CPF, entidade que representa e CNPJ (se for o caso), bem como endereço e/ou e-mail, mas não pode haver outras exigências que dificultem o envio de um pedido.
e. Sempre que escolher, o cidadão tem o direito de fazer a solicitação de informação pessoalmente, devendo o ente público definir e divulgar o local apto a receber as solicitações.

Essa pergunta também está no material:

avaliacao-modulo-3
5 pág.

Filosofia EE TiradentesEE Tiradentes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a. Essa Lei obriga os entes públicos a fornecerem informações aos cidadãos no prazo máximo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, desde que justificado o pedido de prorrogação. - Verdadeira. A Lei prevê esse prazo para fornecimento das informações. b. Todo ente público deverá disponibilizar um meio eletrônico (e-mail, portal na internet, etc.) para o encaminhamento dos pedidos de informação pelos cidadãos. - Verdadeira. A LAI estabelece essa obrigação para os órgãos públicos. c. O ente público só será obrigado a fornecer a informação se o requerente registrar o motivo pelo qual estão sendo solicitados os dados. - Falsa. A LAI não exige que o requerente registre o motivo da solicitação. d. A Lei de Acesso à Informação exige que o solicitante se identifique, com pelo menos seu nome, RG ou CPF, entidade que representa e CNPJ (se for o caso), bem como endereço e/ou e-mail, mas não pode haver outras exigências que dificultem o envio de um pedido. - Verdadeira. A LAI estabelece essas exigências de identificação, mas não pode haver outras que dificultem o envio do pedido. e. Sempre que escolher, o cidadão tem o direito de fazer a solicitação de informação pessoalmente, devendo o ente público definir e divulgar o local apto a receber as solicitações. - Falsa. A LAI não prevê a possibilidade de solicitação pessoalmente. Portanto, a alternativa c é a única que é falsa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais