Buscar

A Estatística moderna está subdividida em duas áreas (Falco, 2008), a Estatística Descritiva e a Estatística Inferencial. Assinale a alternativa qu...

A Estatística moderna está subdividida em duas áreas (Falco, 2008), a Estatística Descritiva e a Estatística Inferencial. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a distinção entre a estatística inferencial e descritiva: Grupo de escolhas da pergunta A estatística descritiva aplica técnicas matemáticas para descrever fenômenos amostrais e prever hipóteses paramétricas. Já a estatística inferencial irá induzir análise por meio da organização de dados com cálculos como o teste t para comparar cenários. A estatística descritiva é mais complexa e é base para a estatística inferencial, enquanto a segunda é mais simples, pois se baseia na primeira para realizar cálculos amostrais, censos e levantamento preditivos. A estatística descritiva trabalha com análise probabilística de dados organizados por meio de tabelas e gráficos. Enquanto a estatística inferencial busca testar hipóteses por meio de técnicas e cálculos descritivos mais avançados. A estatística descritiva destina-se à coleta, organização e análise de dados experimentais. Enquanto a estatística inferencial, além das operações acima, trabalha com estimativa de parâmetros desconhecidos. A estatística descritiva, também chamada de indutiva, trabalha com análise mais simples, descrevendo e organizando em tabelas e gráficos os dados coletados. Já a estatística inferencial realiza cálculos probabilísticos com base nos dados em análise, podendo também realizar comparações com outros estudos.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A estatística descritiva trabalha com análise probabilística de dados organizados por meio de tabelas e gráficos. Enquanto a estatística inferencial busca testar hipóteses por meio de técnicas e cálculos descritivos mais avançados. A Estatística Descritiva é responsável por descrever e resumir dados amostrais, utilizando medidas de tendência central, dispersão e gráficos. Já a Estatística Inferencial é utilizada para fazer inferências sobre uma população a partir de uma amostra, utilizando técnicas como testes de hipóteses e intervalos de confiança.

0
Dislike1
User badge image

Sanderson Alves Ambrosio

A estatística descritiva destina-se à coleta, organização e análise de dados experimentais. Enquanto a estatística inferencial, além das operações acima, trabalha com estimativa de parâmetros desconhecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais