Buscar

O conceito de cidade genérica aponta para uma nova fase de produção arquitetônica, em que o tempo, o amadurecimento da obra e sua permanência perde...

O conceito de cidade genérica aponta para uma nova fase de produção arquitetônica, em que o tempo, o amadurecimento da obra e sua permanência perdem seu significado, abrindo novas possibilidades menos sólidas, mais gratuitas, ou mais dinâmicas de intervenção. Koolhaas propõe sua cidade genérica como um texto-manifesto, um protesto a respeito do que se produz contemporaneamente como arquitetura, mas não há dúvida que se trata de uma posição de um arquiteto global, afinado com seu tempo, ocupado em propor uma nova maneira de se apreciar a arquitetura fora dos rigores históricos e teóricos, aceitando o desafio do novo como positivo, ainda que polêmico. Dessa forma, a arquitetura da cidade genérica:
I. representa a síntese histórica do processo de metropolização, adotando como referência os paradigmas do regionalismo crítico.
II. recupera os valores estilísticos da arquitetura neoclássica como forma de buscar uma coerência estilística.
III. a partir da não linearidade do tempo e da história, a cópia e a interpretação livre e descontextualizada proposta pela arquitetura pós-moderna serão características marcantes.
Apenas a afirmação III está correta

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação III está correta. O conceito de cidade genérica propõe a cópia e a interpretação livre e descontextualizada, características marcantes da arquitetura pós-moderna.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais