Buscar

Leia o trecho a seguir: “Antígenos são moléculas que reagem com anticorpos, ao passo que imunógenos são moléculas que induzem uma resposta imune. N...

Leia o trecho a seguir: “Antígenos são moléculas que reagem com anticorpos, ao passo que imunógenos são moléculas que induzem uma resposta imune. Na maioria das vezes, antígenos são imunógenos, e os termos são usados indiscriminadamente.” Fonte: LEVINSON, W. Microbiologia Médica e Imunologia. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 470. Considerando o trecho acima e o conteúdo estudado a respeito dos conceitos de imunologia básica, analise as afirmativas a seguir:
I. Regiões pequenas e delimitadas do antígeno que se ligam aos anticorpos são chamadas de epítopos ou determinantes antigênicos.
II. Antígenos com um único epítopo são denominados monovalentes; já antígenos com vários epítopos iguais são ou multi ou polivalentes.
III. Antígenos sem capacidade de desencadear uma resposta imunológica são denominados de haptenos.
IV. A diferença entre haptenos e imunógenos é que os haptenos se ligam de modo mais fraco às moléculas do MHC.
II e III.

Essa pergunta também está no material:

aol 1 - imunologia clínica
6 pág.

Imunologia Clínica Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. Regiões pequenas e delimitadas do antígeno que se ligam aos anticorpos são chamadas de epítopos ou determinantes antigênicos. - Correto. II. Antígenos com um único epítopo são denominados monovalentes; já antígenos com vários epítopos iguais são ou multi ou polivalentes. - Correto. III. Antígenos sem capacidade de desencadear uma resposta imunológica são denominados de haptenos. - Correto. IV. A diferença entre haptenos e imunógenos é que os haptenos se ligam de modo mais fraco às moléculas do MHC. - Incorreto. A diferença entre haptenos e imunógenos é que os haptenos não conseguem induzir uma resposta imune por si só, enquanto os imunógenos conseguem. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais