Buscar

Algumas infecções virais são transmitidas verticalmente entre mãe e feto durante a gravidez. Entre elas estão o citomegalovírus e o vírus causador ...

Algumas infecções virais são transmitidas verticalmente entre mãe e feto durante a gravidez. Entre elas estão o citomegalovírus e o vírus causador da rubéola. O citomegalovírus e a rubéola quando transmitidos durante a gestação causam síndromes clínicas que podem deixar sequelas graves como surdez, perda de visão, déficit motor e comprometimento neurológico. Sobre as infecções virais que causam doenças congênitas é correto afirmar:

a. A presença do anticorpo IgM no sangue do recém-nascido é o marcador de fase aguda que indica a presença da doença congênita.
b. A reativação do citomegalovírus durante a gravidez é a principal forma de transmissão para o feto da “doença da inclusão citomegálica”.
c. A técnica de Imunofluorescência Indireta para o citomegalovírus irá detectar a presença de antígenos no soro do paciente.
d. Não existe vacina contra o vírus da rubéola para a prevenção da Síndrome de Rubéola Congênita.
e. Por serem doenças brandas e autolimitadas, a infecção por rubéola ou citomegalovírus durante a gestação não traz risco para o feto.

Essa pergunta também está no material:

quest un2 imunológia clínica
9 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. A presença do anticorpo IgM no sangue do recém-nascido é o marcador de fase aguda que indica a presença da doença congênita. - Correto. O IgM é um marcador de fase aguda que indica a presença da doença congênita. b. A reativação do citomegalovírus durante a gravidez é a principal forma de transmissão para o feto da “doença da inclusão citomegálica”. - Incorreto. A transmissão do citomegalovírus para o feto geralmente ocorre pela primeira infecção materna. c. A técnica de Imunofluorescência Indireta para o citomegalovírus irá detectar a presença de antígenos no soro do paciente. - Incorreto. A técnica de Imunofluorescência Indireta detecta anticorpos, não antígenos. d. Não existe vacina contra o vírus da rubéola para a prevenção da Síndrome de Rubéola Congênita. - Incorreto. Existe vacina contra o vírus da rubéola que ajuda na prevenção da Síndrome de Rubéola Congênita. e. Por serem doenças brandas e autolimitadas, a infecção por rubéola ou citomegalovírus durante a gestação não traz risco para o feto. - Incorreto. A infecção por rubéola ou citomegalovírus durante a gestação pode trazer riscos graves para o feto. Portanto, a alternativa correta é a letra A) A presença do anticorpo IgM no sangue do recém-nascido é o marcador de fase aguda que indica a presença da doença congênita.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando