Buscar

A realização dos atos processuais obedece a prazos rígidos estabelecidos pelo Código de Processo Civil. Prazo é o espaço de tempo dentro do qual de...

A realização dos atos processuais obedece a prazos rígidos estabelecidos pelo Código de Processo Civil. Prazo é o espaço de tempo dentro do qual deve ser praticado o ato processual e a perda deste tem o condão de fazer cessar para a parte o direito de praticá-lo. Cada ato tem determinação de prazo próprio e o novo CPC fez alterações substanciais no que diz respeito aos mesmos, tanto em relação ao tempo quanto em relação à sua contagem. Os prazos podem ainda ser suspensos, hipótese em que se recomeça a contagem após sanado o fato que deu origem à suspensão, e interrompidos, hipótese em que começa nova contagem após sanado o fato que deu origem à interrupção.

 


De acordo com a regulamentação do novo CPC sobre prazos, julgue os itens a seguir.


 


I. Na contagem de prazos processuais em dias, estabelecida por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis.


II. Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.


III. A interposição do recurso denominado embargos de declaração tem o condão de interromper o prazo processual para a interposição de outros recursos.

 


É correto o que se afirma em

A) 

I e II, apenas.                                   

B) 

II e III, apenas.   

C) 

I e III, apenas.

D) 

I, II e III.

E) 

I, apenas.  


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I. Na contagem de prazos processuais em dias, estabelecida por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Essa afirmação está correta de acordo com o novo CPC. II. Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro. Essa afirmação está correta de acordo com o novo CPC. III. A interposição do recurso denominado embargos de declaração tem o condão de interromper o prazo processual para a interposição de outros recursos. Essa afirmação está correta de acordo com o novo CPC. Portanto, a resposta correta é a alternativa D) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais