Buscar

Sobre a produção açucareira realizada por Portugal durante o período colonial, é incorreto afirmar que: O governo português contou com o auxílio da...

Sobre a produção açucareira realizada por Portugal durante o período colonial, é incorreto afirmar que:
O governo português contou com o auxílio da burguesia holandesa na economia açucareira.
Enquanto Portugal explorava economicamente as terras com a criação das plantações e engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu.
Em conformidade com sua ação exploratória, Portugal viu na produção do açúcar uma grande possibilidade de ganho comercial. Contribuiu para isso o capital acumulado com a extração de metais preciosos e o anterior desenvolvimento de técnicas de plantio nas Ilhas do Atlântico.
O engenho, centro da produção de açúcar, baseava-se em um modo de organização específico. A sede administrativa do engenho fixava-se na casa-grande, local onde o senhor de engenho, sua família e demais agregados moravam. A senzala era o local destinado ao precário abrigo da mão de obra escrava.
Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar. Essas plantations consistiam em grandes expansões de terras (latifúndios), que eram controladas por um único proprietário (senhor de engenho) e trabalhadas por escravos.
Todo açúcar produzido no período colonial era refinado no Brasil.

Essa pergunta também está no material:

Formação do Brasil Colonial
3 pág.

Formação Sócio Econômica e Política da Sociedade Brasileira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações, a alternativa incorreta é a seguinte: "Enquanto Portugal explorava economicamente as terras com a criação das plantações e engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu." Essa afirmação está incorreta, pois, na verdade, os holandeses não emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu. Durante o período colonial, Portugal contou com o auxílio da burguesia holandesa na economia açucareira, mas não da forma descrita na afirmação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais