Opção correta: Visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, observando a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva.
Oralismo. Nenhuma das alternativas. Bilinguismo. Comunicação Total. Bimodalismo.
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta direito da pessoa com deficiência com relação à educação.
Oferta de apoio escolar a alunos com paralisia cerebral. Acesso à educação superior e à educação tecnológica. Acesso a atividades de lazer e esportivas, desde que sejam adaptadas. Acessibilidade a conteúdos curriculares, desde que não requeira adaptações. Acesso à educação de jovens e Adultos (EJA) a partir de 21 anos de idade.
De acordo com a cultura surda e relatos de experiências visuais da comunidade, podemos afirmar que os alunos:
Nenhuma das alternativas. Devem agir de forma intencional para propiciar aos alunos surdos interesse pela língua oral, através da educação inclusiva. Se comunicam através das expressões faciais, corporais e oralização de maneira adequada através da gesticulação. Se comunicam através da língua oral e de sinais simultaneamente para efetivar a comunicação. Tem direito de aprender dentro de condições apropriadas e necessárias, através do bilinguismo.
Correspondem a um grupo de doenças genéticas que causam fraqueza progressiva com degeneração e atrofia dos músculos estriados esqueléticos de forma irreversível.
Sobre as estratégias de linguagem e comunicação na educação especial, é INCORRETO afirmar:
Acredita-se num ambiente estimulador para o aluno com deficiência, em que todas as estratégias de comunicação, inclusive a linguagem, sejam favoráveis para a criação de um espaço rico em expressões, a fim de que a criatividade e a liberdade nas ações sejam valorizadas e autônomas. É importante observar, mesmo quando há ausência de fala, a intenção comunicativa, que pode ser observada através de expressões faciais e corporais, movimentos oculares, sorrisos, choros, balbucios, gestos indicativos e utilização de artifícios do meio para se fazer entender. Nenhuma das alternativas. Os alunos com grave comprometimento de comunicação oral podem necessitar de Programas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, para minimizar as dificuldades da fala, bem como da escrita. É impossível se criar um ambiente de linguagem ou com outros recursos de comunicação, para alunos com grave comprometimento de fala.