Buscar

Leia o texto a seguir: Uma prática comum na cultura digital, e nas interações das redes sociais, é o compartilhamento em grande escala dos chamado...

Leia o texto a seguir: Uma prática comum na cultura digital, e nas interações das redes sociais, é o compartilhamento em grande escala dos chamados “Memes da Internet”. As plataformas, Instagram, Facebook e o WhatsApp, dentre outras, permitem a propagação desse tipo de mensagem, assim como a prioridade de maneira orgânica, na sua distribuição. Elas têm características sucintas e imagéticas que facilitam o rápido entendimento a partir do receptor, e assim, o posterior ato de compartilhar a mensagem. Entretanto, apesar de os memes da internet estarem associados a uma produção “espontânea”, criada ou remixada desde a participação dos usuários, é notório o seu uso por veículos de comunicação estruturados. Sejam profissionais liberais, celebridades, empresas ou atores políticos. De modo essencial, os memes da internet podem sintetizar mensagens complexas, por meio de comunicações imagéticas e de conteúdos humorísticos. É provável que ocorra a presença de uma comunicação cômica no teor, e proposta da mensagem carregada. E quando estiverem voltados a temas ou assuntos mais “sérios” podem fazer uso de sacadas cômicas - e é nesse sentido que a perspectiva, a partir do humor, surge como alívio nas tensões sociais e cotidianas - com sátiras e exageros, para assim, propagar uma piada, comentar e repercutir, na sociedade, fatos do cotidiano. Fonte: LAVOR, W. V. de. Humor, Memes e Guerra na Cultura Digital: a Comunicação Política por Memes da Internet. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídia, Informação e Cultura) – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2022, 28 p. Disponível: http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/2022/05/2_welder_vieira_de_lavor_tcc-maio_2022_final.pdf. Considerando o texto, avalie as afirmações abaixo: I. Os memes são gêneros analógicos que servem para disseminar informações, de modo a promover o esclarecimento racional das pessoas e, por conta disso, são recursos muito usuais nas redes sociais. II. Um

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Por favor, publique novamente a pergunta com todas as afirmações que deseja avaliar.

0
Dislike0
User badge image

Recursos Humanos

Leia o texto a seguir:

Uma prática comum na cultura digital, e nas interações das redes sociais, é o compartilhamento em grande escala dos chamados “Memes da Internet”. As plataformas, Instagram, Facebook e o WhatsApp, dentre outras, permitem a propagação desse tipo de mensagem, assim como a prioridade de maneira orgânica, na sua distribuição. Elas têm características sucintas e imagéticas que facilitam o rápido entendimento a partir do receptor, e assim, o posterior ato de compartilhar a mensagem. Entretanto, apesar de os memes da internet estarem associados a uma produção “espontânea”, criada ou remixada desde a participação dos usuários, é notório o seu uso por veículos de comunicação estruturados. Sejam profissionais liberais, celebridades, empresas ou atores políticos. De modo essencial, os memes da internet podem sintetizar mensagens complexas, por meio de comunicações imagéticas e de conteúdos humorísticos. É provável que ocorra a presença de uma comunicação cômica no teor, e proposta da mensagem carregada. E quando estiverem voltados a temas ou assuntos mais “sérios” podem fazer uso de sacadas cômicas - e é nesse sentido que a perspectiva, a partir do humor, surge como alívio nas tensões sociais e cotidianas - com sátiras e exageros, para assim, propagar uma piada, comentar e repercutir, na sociedade, fatos do cotidiano.

Fonte: LAVOR, W. V. de. Humor, Memes e Guerra na Cultura Digital: a Comunicação Política por Memes da Internet. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídia, Informação e Cultura) – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2022, 28 p. Disponível: http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/2022/05/2_welder_vieira_de_lavor_tcc-maio_2022_final.pdf. 

 

Considerando o texto, avalie as afirmações abaixo:

I. Os memes são gêneros analógicos que servem para disseminar informações, de modo a promover o esclarecimento racional das pessoas e, por conta disso, são recursos muito usuais nas redes sociais.

II. Um dos principais trunfos dos memes é a utilização do humor enquanto ferramenta comunicacional, pois a sátira encontra pouca ou nenhuma resistência por parte dos receptores.

III. A construção textual das mensagens que são veiculadas nos memes deve priorizar frases curtas e diretas para promover o rápido entendimento da mensagem.

É correto o que se afirma em:

I e III, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.

0
Dislike0
User badge image

Eleandra Jesus

I e III, apenas.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais