Buscar

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial, que ocorre em resposta à agressão endotelial, acometendo principalmente ...

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial, que ocorre em resposta à agressão endotelial, acometendo principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre. Em geral, as lesões iniciais, denominadas estrias gordurosas, formam-se ainda na infância e caracterizam-se por acúmulo de colesterol em macrófagos. Com o tempo, mecanismos protetores levam ao aumento do tecido matricial, que circunda o núcleo lipídico, mas, na presença de subtipos de linfócitos de fenótipo mais inflamatório, a formação do tecido matricial se reduz, principalmente por inibição de síntese de colágeno pelas células musculares lisas que migraram para a íntima vascular e por maior liberação de metaloproteases de matriz, sintetizadas por macrófagos, tornando a placa lipídica vulnerável a complicações.


Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose - 2017, v. 109, n. 2, Supl. 1, ago. 2017.

 

Em relação à aterosclerose, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Fatores de risco como a dislipidemia, a hipertensão arterial ou o tabagismo agridem o endotélio vascular, desencadeando o processo de formação da placa aterosclerótica.

 

PORQUE

 

II. Como consequência da agressão ao endotélio, ocorre aumento da permeabilidade das lipoproteínas plasmáticas à parede do vaso, propiciando o depósito destas. A parede do vaso é dependente da sua concentração, sendo o depósito de lipoproteínas inversamente proporcional à concentração destas no plasma. 

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

D) 

As asserções I e II são proposições falsas.

E) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais