Similarmente ao modo como obtemos outros circuitos amplificadores para realizar uma série de possíveis operações matemáticas — como soma, subtração e derivação —, é possível desenvolvermos um circuito eletrônico a partir do uso de um amplificador operacional, para cálculo da integral de dado sinal de entrada aplicado ao circuito. Além disso, existem estratégias que devem ser consideradas, como prever a descarga do capacitor e utilizar configurações de maior estabilidade. Dessa forma, considerando nossos estudos sobre o amplificador integrador, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um circuito integrador implementado na prática é formado por um resistor de entrada e um capacitor para a realimentação PORQUE II. trata-se da configuração que traz maior estabilidade para altas frequências. Agora, assinale a alternativa correta: As afirmativas I e II são proposições falsas.
Assim, com base no assunto e considerando mais especificamente as diferenças entre os filtros ativos e passivos, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Os filtros ativos são utilizados, geralmente, até 1 MHz. II. ( ) O ganho de potência de um filtro passivo normalmente é maior. III. ( ) Os filtros passivos utilizam somente elementos passivos, ou seja, resistores. IV. ( ) Os filtros ativos são mais fáceis de conseguir sintonização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, F, F, V.
Assim, com base em nossos estudos a respeito dos amplificadores operacionais, analise as afirmativas a seguir. I. O primeiro amp-op, embora já em CI, possui uma série de desvantagens, como baixa amplificação. II. Um dos motivos que desmotivaram o uso do primeiro amp-op monolítico foi a necessidade de alimentações diferentes. III. O µA741 foi bastante popular durante muito tempo, sendo um dos primeiros amplificadores operacionais. IV. A maioria dos amplificadores operacionais é desenvolvida a partir de transistores de efeito de campo, os FETs. Está correto o que se afirma em: I e II.