Buscar

Parasitas e hospedeiros vivem uma relação conflituosa. Ambos utilizam ardis sofisticados para garantir sua sobrevivência, o parasita tentando exerc...

Parasitas e hospedeiros vivem uma relação conflituosa. Ambos utilizam ardis sofisticados para garantir sua sobrevivência, o parasita tentando exercer seu controle sobre o hospedeiro e este procurando minimizar os efeitos maléficos do parasita.

(REINACH, 2010, p. 114).

A respeito da tendência evolutiva no estabelecimento das relações de parasitismo em ecossistemas naturais, é possível afirmar:

a) As espécies hospedeiras desenvolvem adaptações que neutralizam por completo os prejuízos causados pelos organismos parasitas.

b) As espécies parasitas provocam invariavelmente a morte dos seus hospedeiros como resultado da utilização impiedosa destes como fonte principal de alimento.

c) Ao longo do tempo, ocorre a conversão das relações parasitárias para relações mutualísticas, favorecendo a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

d) As espécies envolvidas na condição parasitária desenvolvem uma relação coevolutiva que promove o estabelecimento de um controle mútuo do seu tamanho populacional.

e) A morte inexorável dos hospedeiros ao longo do tempo produz um desequilíbrio nas relações alimentares que sustentam o fluxo de energia e matéria presentes ao longo dos diferentes níveis tróficos.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais