Logo Passei Direto
Buscar
A neuropsicopedagogia é uma área recente que contribui para a compreensão acerca dos processos de aprendizagem, uma vez que pesquisa e analisa mecanismos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Assim, difere da psicopedagogia em sua linha de pesquisa e pressupostos teóricos. Sobre as diferenças entre a neuropsicopedagogia e a psicopedagogia, assinale a alternativa correta.

 As áreas da psicopedagogia e neuropsicopedagogia não diferem. Ambas assumem os mesmos pressupostos teóricos diante do contexto da aprendizagem escolar.
 A neuropsicopedagogia e a psicopedagogia são áreas distintas no contexto escolar e clínico, com abordagens que buscam compreender a aprendizagem e técnicas de ensino.
 A diferença consiste na linha de pesquisa: a neuropsicopedagogia se fundamenta na psicologia e a psicopedagogia se baseia na pedagogia.
 A neuropsicopedagogia tem como linha de pesquisa os estudos da psicologia cognitiva e neurociência, enquanto a psicopedagogia se fundamenta na pedagogia e nos estudos da psicanálise.
 A neuropsicopedagogia se fundamenta na psicologia comportamental, enquanto a psicopedagogia é a junção da psicologia com a pedagogia.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa correta é: A neuropsicopedagogia tem como linha de pesquisa os estudos da psicologia cognitiva e neurociência, enquanto a psicopedagogia se fundamenta na pedagogia e nos estudos da psicanálise. Essa opção destaca as diferenças fundamentais entre as duas áreas, enfatizando a base teórica e os enfoques distintos que cada uma adota em relação aos processos de aprendizagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A neuropsicopedagogia e a psicopedagogia são áreas distintas no contexto escolar e clínico, com abordagens que buscam compreender a aprendizagem e técnicas de ensino."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da atuação ética e profissional do neuropsicopedagogo, assinale as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V e F:
( ) O código de ética profissional é um documento importante para nortear as práticas profissionais do neuropsicopedagogo.
( ) A atuação profissional do neuropsicopedagogo deve se pautar pelos princípios humanos e de direitos, visando à promoção do desenvolvimento, inclusão e qualidade de vida de todos aqueles que utilizam os serviços.
( ) O profissional da neuropsicopedagogia que já possui anos de experiência não deve consultar o código de ética profissional da área, pois esse código é o mesmo durante muitos anos.
( ) O código de ética profissional da neuropsicopedagogia não pode ser rígido e inflexível, pois deve contemplar as necessidades do trabalho do neuropsicopedagogo. Por isso, ele deve ser revisto a cada dois anos.
( ) Para atuar em contexto clínico, o neuropsicopedagogo precisa elaborar a escrita do TCC.
F – F – F – F – V.
V – V – V – F – V.
F – F – F – V – V.
V – V – F – V – F.
F – V – V – F – F.

O estudo do cérebro (ou encéfalo) já tem sido objeto de pesquisa de áreas como medicina, biologia, física, química, matemática, psicologia e outras. Porém, a revolução no campo das ciências ocorreu com o surgimento da neurociência.
Sobre o surgimento da neurociência e as transformações no campo das ciências, assinale a alternativa correta.
A neurociência trouxe um novo entendimento sobre os processos psicomotores. Entendemos que o cérebro está em constante movimento.
O surgimento da neurociência se deu após os anos 2000, especialmente nas últimas décadas, com o surgimento dos aparelhos eletrônicos.
A neurociência surgiu aproximadamente na década de 1970, trazendo um novo entendimento sobre o sistema nervoso e suas implicações para a aprendizagem e o desenvolvimento humano.
A neurociência surgiu na década de 1970, modificando o entendimento que as pessoas tinham sobre as teorias da psicologia.
Não ocorreram grandes avanços, visto que já havia pesquisas sobre o tema com outro nome.

Os seres humanos possuem células nervosas que são chamadas __________. O sistema nervoso humano possui aproximadamente__________, o que permite __________. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Células gliais; um milhão; a nós sentir cheiros e experimentar sabores.
Células-tronco; tronco encefálico; uma aprendizagem eficaz.
Células epiteliais; 10 mil células nervosas; o processamento de informações do organismo.
Neurônios; 86 bilhões de neurônios; a nós vivenciar sensações e emoções e experimentar.
Células nervosas; 300 milhões de células; a nós processar informações.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso). As células nervosas denominadas neurônios atuam no sistema nervoso de modo que:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V e F:
( ) Os neurônios são células nervosas responsáveis pela comunicação de informações que ocorre no sistema nervoso.
( ) Os neurônios se comunicam um com o outro em regiões denominadas dendritos e axônios.
( ) Um neurônio é composto por núcleo celular, membrana celular, dendritos, axônios, ramificações dendríticas e bainha de mielina.
( ) Um neurônio se comunica com o outro em regiões denominadas sinapses.
( ) O cérebro é composto por inúmeros mecanismos complexos que podem apresentar falhas de funcionamento.
V – F – V – V – V.
F – F – F – V – V.
V – V – F – V – F.
F – V – F – V – F.
V – V – F – V – V.

As ciências modernas desvendaram e continuam desvendando informações importantes sobre o funcionamento do cérebro. O grande desafio tem sido estudar como o cérebro pode controlar comportamentos, modificando as suas estruturas e produzindo novos conhecimentos sobre o mundo, o homem e tudo o que sabemos.
Sobre os avanços da neurociência e suas contribuições para o campo educacional, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:
I. Por meio das evoluções tecnológicas que permitem examinar com mais precisão áreas cerebrais, a neurociência tem avançado e se consolidado como ciência que estuda o cérebro. Contudo, no campo educacional não são valorizados tais conhecimentos, uma vez que as práticas pedagógicas já possuem métodos consolidados por evidência ao longo dos anos.
II. Apesar do cérebro e de suas funções serem a grande descoberta dos últimos anos, as práticas pedagógicas não devem considerar tais conhecimentos.
III. O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), pelo sistema nervoso periférico (neurônios sensoriais e motores) e pelo sistema nervoso autônomo (que regula os processos corporais como a digestão e a frequência cardíaca).
IV. O córtex cerebral (cérebro) é dividido em grandes regiões denominadas lobos. Cada lobo recebe o nome correspondente ao osso do crânio que o cerca.
V. Sinapse é o ponto de encontro entre os neurônios para que ocorra a transmissão do impulso neural através do sistema nervoso.
III e IV, apenas
I, III, IV, apenas.
I e II, apenas
III, IV e V, apenas
I, II e IV, apenas.

Sobre as atividades neuronais e as funções desempenhadas pelos neurônios no sistema nervoso, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
( ) Os neurônios existem de uma única forma e tamanho, e são responsáveis pela programação e transmissão dos impulsos nervosos, de modo que recebem e processam, mas não enviam informações.
( ) O corpo celular presente em todos os neurônios é responsável pela síntese das proteínas neurais, bem como pelos processos de degradação e renovações celulares.
( ) Para garantir a condução com alta velocidade, os axônios mais calibrados são isolados por uma camada proteica denominada bainha de mielina, que envolve o axônio do neurônio.
( ) A bainha de mielina é interrompida por intervalos regulares denominados nódulos de Ranvier, responsáveis pela regeneração da ação do impulso nervoso, de modo que são encarregados da velocidade da transmissão dos impulsos nervosos.
( ) Sabe-se que a quantidade de neurônios presentes em todo organismo é proporcional à idade dos sujeitos, sendo que o número de neurônios e conexões neuronais aumenta conforme a idade.
V – V – F – V – F.
F – V – V – V – F.
V – F – F – F – V.
F – V – F – V – F.
F – V – F – V – F.

A aprendizagem é um fenômeno discutido por inúmeras correntes teóricas, especialmente na psicologia do desenvolvimento e aprendizagem com enfoque em diferentes aspectos humanos e suas relações com o meio externo. Em uma perspectiva neurobiológica, entende-se que:
A aprendizagem em uma perspectiva neurobiológica compreende que esse fenômeno depende de fatores tanto internos quanto externos para que ocorra de maneira satisfatória.
• A aprendizagem em uma perspectiva neurobiológica compreende que esse fenômeno depende de fatores tanto internos quanto externos para que ocorra de maneira satisfatória.
• Os fatores externos não são tão importantes, desde que o sujeito apresente condições biológicas satisfatórias para a aprendizagem, a ponto de não precisar de muitas interações para se desenvolver.
• Aprender é interagir, independentemente de fatores internos. A aprendizagem é condicionada às inúmeras interações que os sujeitos estabelecem com o meio em que vivem.
• Aprender é repetir, conhecer, falar, memorizar, explicar. Quando uma pessoa consegue falar sobre o que ouviu e viveu, isso indica que a aprendizagem ocorreu, independentemente dos processos internos.
• A aprendizagem é algo individual e deve ser observada de forma única em cada sujeito. Todos têm seu momento e ritmo de aprendizagem.

Mais conteúdos dessa disciplina