Buscar

É muito importante diferenciar a prática da Educação Musical da Musicoterapia, para que fique claro que, na primeira o foco é a música e na segunda...

É muito importante diferenciar a prática da Educação Musical da Musicoterapia, para que fique claro que, na primeira o foco é a música e na segunda, o foco é o indivíduo; as aplicações são distintas, os objetivos também, além da formação profissional. Existem diferenças, mas ambas, são igualmente importantes.

O musicoterapeuta é um facilitador dos efeitos sobre o paciente, ele busca atingir seus objetivos através de atividades e não através da verbalização. O uso da Musicoterapia em crianças com TEA é importante para que eles possam adquirir conhecimentos e habilidades não musicais que sejam essenciais para a sua educação, sua saúde, seu dia a dia. Aqui, não importa o aprendizado musical, o que importa é a aquisição de novas habilidades musicais ou não, que servirão de auxílio para que estes indivíduos se tornem independentes, adquiram conhecimentos e habilidades para uma vida "normal".

A Musicoterapia pode ser aplicada a qualquer indivíduo, seja ele com TEA, alguma deficiência ou não, e em qualquer dos casos, ela é de grande ajuda. Ela objetiva que o homem adquira conhecimentos e habilidades como um meio para alcançar seus objetivos, sua saúde, enquanto que, na Educação Musical o objetivo principal é adquirir conhecimentos e habilidades musicais. Enquanto a Educação Musical preocupa-se com o aprendizado da música universal, a Musicoterapia enfatiza o mundo musical particular da pessoa; a diferença maior entre as duas práticas é que a Educação Musical visa a estética, e a outra não. Percebe-se que há um objetivo comum entre as duas práticas que é o desenvolvimento global do indivíduo (ajudá-lo a adquirir conhecimentos e habilidades), mesmo trilhando caminhos e objetivos tão diferentes. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre a prática da Educação Musical e a Musicoterapia é que na primeira o foco é a música, enquanto na segunda o foco é o indivíduo. As aplicações e objetivos são distintos, além da formação profissional. O musicoterapeuta é um facilitador dos efeitos sobre o paciente, buscando atingir objetivos através de atividades, não da verbalização. O uso da Musicoterapia em crianças com TEA é importante para que adquiram conhecimentos e habilidades não musicais essenciais para sua educação, saúde e vida diária. A Musicoterapia pode ser aplicada a qualquer indivíduo, visando que adquiram conhecimentos e habilidades como meio para alcançar objetivos e saúde, enquanto na Educação Musical o foco principal é adquirir conhecimentos e habilidades musicais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais