Buscar

Considerando a legislação vigente no Brasil durante o Período Colonial, é correto afirmar: Não havia impedimento legal para escravos serem alfabeti...

Considerando a legislação vigente no Brasil durante o Período Colonial, é correto afirmar: Não havia impedimento legal para escravos serem alfabetizados, mas a alfabetização era extremamente restrita devido às suas condições de vida. A legislação em vigor não proibia que escravos fossem alfabetizados, até porque a administração da vida dos escravos era privativa dos senhores, com pouca intervenção da Coroa. No entanto, devido à brutalidade do regime escravista e ao fato de que eles eram vistos apenas como força de trabalho, o acesso à alfabetização era algo raro. Conforme estudado, a Constituição de 1824 determinava que a instrução primária era gratuita para todos os cidadãos. Foi no século XIX que surgiram as primeiras leis visando organizar a educação do país recém-independente. Sobre isso, podemos afirmar que: O modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravos e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879).

O modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravos e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879).

Essa pergunta também está no material:

EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE simulado av
22 pág.

Serviço Social Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição fornecida, é correto afirmar que o modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravos e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando