Buscar

Os principais elementos do citoesqueleto são os microtubulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Em relação a essas estruturas e aos...

Os principais elementos do citoesqueleto são os microtubulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Em relação a essas estruturas e aos seus processos e funções marque a alternativa incorreta.
a) A Síndrome dos cílios imóveis ocorre devida uma mutação nas dineinas que são proteínas dos microtubulos.
b) A polimerização das tubulinas depende da concentração de Na+ no citoplasma e da participação das proteínas associadas aos microtúbulos
c) As subunidades que constituem os microtúbulos são formadas por moléculas das proteínas chamadas de alfa e beta tubulinas, elas se organizam em espiral e no corte transversal a parede de um microtúbulo mostra 13 subunidades que se organizam em anéis.
d) A colchicina é um alcaloide antimitótico que interrompe a mitose na metáfase.
e) Os filamentos de actina das células não musculares se dissociam e reorganizam com grande facilidade.
a ) Alternativa verdadeira. A síndrome dos cílios imóveis, o que leva à infertilidade masculina {(devido à imobilidade do flagelo dos espermatozoides) e a Infecções crônicas das vias respiratórias, como sinusite, tanto no homem como na mulher {devido à ausência da atividade limpadora dos cílios das vias respiratórias).
b) Alternativa incorreta. A polimerização das tubulinas depende da concentração de Ca2+ no cito sol e da participação das proteínas associadas aos microtúbulos.
c) Alternativa verdadeira. Os microtúbulos são formados pelas tubulinas em anéis que se sobrepõem uns aos outros.
d) Alternativa verdadeira. Porque a colchicina se liga à tubulina, e quando o complexo colchicina-tubulina se incorpora ao microtúbulo impede a adição de tubulina na extremidade mais (+) do microtúbulo.
e) Alternativa verdadeira. A dissociação e reorganização com facilidade dos filamentos de actina exemplifica a grande atividade dos mecanismos de controle da formação e desmonte dos microfilamentos.

Essa pergunta também está no material:

Questão de citoesqueleto
1 pág.

Citologia Humana Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra b) "A polimerização das tubulinas depende da concentração de Ca2+ no citoplasma e da participação das proteínas associadas aos microtúbulos." A polimerização das tubulinas depende da concentração de GTP no citoplasma e da participação das proteínas associadas aos microtúbulos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais