Buscar

Indique a opção INCORRETA no que diz respeito às características do Direito Penal: A) A fragmentariedade significa que o Direito Penal admite inte...


Indique a opção INCORRETA no que diz respeito às características do Direito Penal:

A) A fragmentariedade significa que o Direito Penal admite interpretações sociológicas e antropológicas.


B) O Direito Penal é finalista, isto porque há necessidade da análise da finalidade do agente.


C) O Direito Penal pertence ao ramo do Direito Público, pois é obrigatório e somente o Estado pode reger normas penais.


D) O Direito Penal prescinde da análise filosófica ou psicológica, haja vista ser normativo.

Indique a opção CORRETA no que diz respeito ao histórico do Direito Penal:


A) Não obstante termos sido colonizados por Portugal, não se aplicaram aqui as Ordenações dos Reinos, pois sempre tivemos Código Penal próprio.


B) O Direito Penal brasileiro tem forte inclinação americana, por força da tendência de acompanhar o que acontece naquele país.


C) O Código Penal atual é fruto de intenso debate ocorrido durante a Constituinte de 1988.


D) No período pré-descobrimento não havia normas escritas, mas tão somente costumeiras, pois os indígenas resolviam suas contendas pela lei do mais forte.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A fragmentariedade significa que o Direito Penal admite interpretações sociológicas e antropológicas. - Essa afirmação está correta. A fragmentariedade do Direito Penal significa que ele admite interpretações sociológicas e antropológicas, portanto, não é a opção incorreta. B) O Direito Penal é finalista, isto porque há necessidade da análise da finalidade do agente. - Essa afirmação está correta. O Direito Penal é finalista, pois considera a finalidade do agente na análise dos atos, portanto, não é a opção incorreta. C) O Direito Penal pertence ao ramo do Direito Público, pois é obrigatório e somente o Estado pode reger normas penais. - Essa afirmação está correta. O Direito Penal pertence ao ramo do Direito Público, pois é obrigatório e somente o Estado pode reger normas penais, portanto, não é a opção incorreta. D) O Direito Penal prescinde da análise filosófica ou psicológica, haja vista ser normativo. - Essa afirmação está incorreta. O Direito Penal não prescinde da análise filosófica ou psicológica, pois esses aspectos são relevantes na compreensão e aplicação das normas penais. Portanto, a opção INCORRETA é a letra D. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais