Logo Passei Direto
Buscar
Conforme apresentado no livro, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas a seguir.
Como sabemos, ler implica resgatar uma espécie de __________ existente em cada um dos leitores, e isso significa que obras literárias falam de outras. Quando lemos um romance, um conto, um poema, uma crônica, implica na ________ de trabalharmos _________, os quais serão interpretados por várias ___________. Como consequência de uma memória literária, personagens e espaços cenográficos se tornam lendas – permanecendo no imaginário do autor e do leitor durante anos”.

a. satisfação; interpretação; conhecimentos eruditos; personagens.
b. sabedoria; incapacidade; algumas personagens; questões.
c. pensamento; persistência; versos significativos; gerações de estudantes.
d. biblioteca particular; capacidade; signos plurissignificativos; camadas de leitores.
User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para completar as lacunas de forma coerente, vamos analisar cada alternativa em relação ao contexto apresentado. a) satisfação; interpretação; conhecimentos eruditos; personagens. - A palavra "satisfação" não parece se encaixar bem no contexto de resgatar algo em cada leitor. "Conhecimentos eruditos" pode ser um pouco específico demais. b) sabedoria; incapacidade; algumas personagens; questões. - "Incapacidade" não faz sentido no contexto de leitura e interpretação. c) pensamento; persistência; versos significativos; gerações de estudantes. - "Pensamento" e "persistência" são termos que podem se relacionar com a leitura, mas "versos significativos" parece limitar o contexto a poesia, o que não abrange todos os gêneros literários. d) biblioteca particular; capacidade; signos plurissignificativos; camadas de leitores. - "Biblioteca particular" sugere um acervo pessoal de leituras, "capacidade" se relaciona bem com a habilidade de interpretar, "signos plurissignificativos" é uma expressão que se encaixa na ideia de múltiplas interpretações e "camadas de leitores" sugere a diversidade de interpretações que podem surgir. A alternativa que melhor completa as lacunas de forma coerente e abrangente é: d) biblioteca particular; capacidade; signos plurissignificativos; camadas de leitores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções, a alternativa correta que completa as lacunas é a letra c) pensamento; persistência; versos significativos; gerações de estudantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na seleção de livros e autores sempre fica nítida uma proposta que agrade alunos e entre em consonância com a ementa escolar. Não importa se o professor aprecie Machado de Assis ou José de Alencar, resta saber como ele fará com que o leitor sinta curiosidade para ler essas obras. Selecionar livros implica uma atitude missionária – supostamente identificada pelo ato professoral por meio do diálogo com o leitor alheio. Em sintonia, diversas situações cumprem o expediente mais aceito: a que o formador precisa ser um leitor atualizado e conhecedor experiente de algumas obras. Com base nas assertivas acima, marque a alternativa correta com relação à seleção de livros.
a. Obras clássicas da literatura ocidental não devem ser selecionadas. Devido à grandiosidade de alguns enredos e de alguns eventos, o aluno facilmente perde a vontade pela leitura.
b. O professor deve indicar obras que fizeram parte da sua infância, mas obras de temática policial devem ser trabalhadas de maneira exaustiva. Portanto, livros de literatura fantasiosa ou fantástica são descartados.
c. Conhecer a biografia de alguns autores, títulos de obras, editoras publicadas, tiragens, questões de vendagem, recepção do público leitor e da crítica universitária são fatores indispensáveis ao melhor crivo docente.
d. O professor deve trabalhar os clássicos em detrimento à literatura das grandes massas. Autores como Dan Brown, J.K. Rowling e J.R. Tolkien devem ser explorados apenas nos cursos de Letras e Jornalismo das universidades.
e. Toda seleção implica uma atitude imparcial, uma vez que não existem razões ideológicas nas escolhas dos livros. O gosto literário do professor raramente influenciará o gosto do aluno.

Ao falarmos do tema currículo no campo dos estudos literários no Brasil, subentendemos que é algo inerente ao tratamento do conteúdo ofertado pela disciplina. Em linhas gerais, currículo é o ato contínuo de estratégias, propostas, objetivos e contribuições que chegarão a um objetivo final. Este último é também apontado pelas competências e habilidades estabelecidas pela grade curricular de uma matéria. No campo da legislação educacional vigente, marque a alternativa que informa dificuldades para se atingir algumas competências.
a. Currículo, ementa e plano de aula são funcionalidades pedagógicas retrógradas, ou seja, pouco contribui para a prática escolar. A dificuldade é o professor saber o conteúdo e ensiná-lo ao seu modo e gosto.
b. A dificuldade de trabalho com o currículo é que este seja formulado em conjunto com outros professores com interesses diversos, melhorando a capacidade de selecionar o conhecimento por meio de velhas abordagens.
c. A maior dificuldade é saber que a legislação traz poucos exemplos de experiências didáticas de ensino e o currículo sempre deve ser algo permanente.
d. O principal empecilho é que os Parâmetros Curriculares Nacionais raramente apresentam exemplos literários que possam iluminar o ato normativo designado.
e. Podemos afirmar que todas as práticas estabelecidas na ementa e no currículo devem ser engessadas para cada instituição escolar. A dificuldade travada é que o texto literário é algo pronto e acabado.

A literatura imita a vida e vice-versa. Por trás dessas palavras existe um propósito: o de que a arte é sempre algo paralelo à vida, ou seja, o escritor vive uma realidade, e supostamente a representa de diversas formas. Seja na adolescência ou na fase adulta ainda somos perseguidos pelos problemas do cotidiano. Ao enveredarmos pelo texto ficcional, somos capazes de descobrir outros sentidos para a vida. Com base nas assertivas estabelecidas, marque a alternativa que identifica a relação do texto literário com a realidade vigente.
a. Personagens são seres completamente fictícios. É impossível que um leitor busque um sentido de realidade na pele de alguns. Por esse motivo, o leitor não deve sentir o drama deles, pois todo o processo será inútil
b. O texto literário ganha autonomia quando publicado. É tarefa dispendiosa quando muitos escritores bebem na realidade. Literatura é uma arte independente, sem a necessária intervenção da sociedade.
c. O conhecimento informado pela literatura é desprezível pela razão de ser completamente imaginário. Escritores escrevem pela simples e pura imaginação. É errôneo afirmarmos que eles busquem representar a realidade.
d. Descobrir sentidos com a realidade é uma falácia. Ao lermos textos literários somos convencidos de que se tratam de pura invenção e mentira. A realidade e a experiência de vida do autor são alternativas dispensáveis a qualquer escritor.
e. Pelo olhar da alteridade, o lado benéfico é que enxergamos outros personagens por diferentes características e, não raras vezes, agimos por imitação. Sabemos que a arte imita a vida e parte dela realiza o questionamento da própria realidade.

Na recém-atualidade, muito se tem falado na motivação de novos leitores. É comum que muitas escolas espalhadas pelo Brasil afora idealizem projetos literários – com vista a fortalecer o número de leitores e ampliar o acesso à leitura dos textos literários. É sempre importante lembrar que todo planejamento na formulação de um projeto destinado à ampliação do número de leitores envolve uma percepção madura referente ao público leitor e às obras que serão selecionadas. Com base no exposto, marque a alternativa que transponha uma forma correta de direcionar um projeto literário na escola.
a. O professor deve levar em conta o gosto único dos leitores. A escolha de obras ligadas à fantasia e ao universo dos jovens é a melhor opção.
b. Uma parceria com as feiras literárias é uma alternativa à criação de um novo projeto de formação de leitores. Alguns autores podem ser convidados para falarem de suas obras, permitindo a leitura parcial por parte dos alunos.
c. O professor deve primeiramente conhecer um pouco da realidade das políticas de formação planejadas e ajustadas pelo Ministério da Educação.
d. O direcionamento de leitura do gênero romance é uma boa sugestão. Nas aulas do ensino médio, o professor pode propor temáticas ligadas à criminalidade e à violência como fator sugestivo.
e. O professor deve fazer uma abordagem sumária de algumas obras por meio da escrita de resenhas. O projeto de leitura prevê que alguns alunos leiam as obras de maneira resumida.

Com base nas considerações, marque a alternativa que aponta a metodologia correta no trato com os romances históricos.

a) É importante que se leia o romance histórico atrelado a um posicionamento crítico, estabelecendo conexões também com os acontecimentos pertinentes da época. CERTA
b) É interessante que o professor destaque como a história e a literatura são disciplinas opostas. A metodologia correta é encontrar os fatos e as inverdades formuladas por alguns escritores.
c) Uma boa metodologia no trato com os romances históricos é fazer uma leitura comprovativa de época, ou seja, verificar quais foram as fontes documentais utilizadas pelos escritores.
d) O descompromisso com fatos históricos é uma marca recorrente do romance histórico. Na maior parte das vezes, o autor inventa propositalmente alguns eventos, dando margem ao inverossímil e à distorção da história oficial.
e) O professor deve afirmar ao aluno que todo romancista histórico distorce os fatos tratados pelos historiadores. Além disso, o escritor que interroga os fatos é taxado de péssimo romancista.

Com relação à leitura dos clássicos na escola, marque a alternativa correta.

a) A leitura dos clássicos nos anos da escola deve ser realizada de maneira rarefeita. Algumas diretrizes educacionais preveem que é dispendioso o trato com os clássicos.
b) Os documentos oficiais recomendam que muitos professores busquem uma utilidade na leitura dos clássicos. Acima de tudo, a leitura deve ser sempre funcional.
c) O docente deve recomendar pouco a leitura dos clássicos devido à escassez de tempo. Além disso, a literatura deve ser vista de maneira recortada e transversal.
d) Seja nos anos finais do ensino fundamental ou no médio, o docente de literatura possui o dever de apresentar os grandes clássicos aos leitores mais conscientes. CERTA
e) Antes mesmo de trabalhar com os clássicos, o professor deve se ater às obras cobradas no processo do vestibular de algumas universidades privadas e públicas.

Marque a alternativa que abrange cronologicamente as escolas literárias da literatura portuguesa.

a) Naturalismo; Modernismo; Romance de 45; Arcadismo; Barroco.
b) Trovadorismo; Humanismo; Quinhentismo; Classicismo; Barroco. CERTA
c) Pré-Modernismo; Romance de 30; Literatura do Descobrimento; Modernismo; Simbolismo.
d) Realismo; Parnasianismo; Romantismo; Trovadorismo; Modernismo. ERRADA
e) Parnasianismo; Classicismo; Humanismo; Barroco; Simbolismo.

De acordo com o pensamento de Baumgarten (2014), assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.

a) poeticidade; público e recepção; natureza poética.
b) objetividade; período e grupos; natureza estética.
c) beleza; artístico e estético; canonicidade. ERRADA
d) organicidade; estrutura e ordem; estranheza.
e) subjetividade; estilo e desempenho; natureza pejorativa.

Mais conteúdos dessa disciplina