Buscar

J.F.S., sexo masculino, 70 anos, procurou atendimento médico pois não estava se sentindo bem. Passou por consulta médica e realizou exames de sangu...

J.F.S., sexo masculino, 70 anos, procurou atendimento médico pois não estava se sentindo bem. Passou por consulta médica e realizou exames de sangue, incluindo o hemograma. O paciente apresentava leucócitos totais=13.000/mm3 (VR: 5.000-10.000/mm3) e resultados dos exames confirmaram que o paciente apresentava leucemia de origem linfocitária. A seguir, imagem microscópica do esfregaço sanguíneo do paciente.


Figura 1 - Imagem microscópica do esfregaço sanguíneo do paciente J.F.S.

Fonte: Autoria Própria


Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.


Considerando as informações apresentadas no caso e a imagem, assinale a opção correta:

Alternativas


Alternativa 1:


Para finalizar o diagnóstico e direcionar o tratamento, apenas a realização do o hemograma seria o suficiente. Nesse caso, esse exame vai apresentar resultados como predomínio de linfócitos típicos na contagem diferencial e plaquetose.


Alternativa 2:


O paciente apresenta leucemia linfocítica crônica e, achados como: idade do paciente, a leucocitose associados ao predomínio de linfócitos maduros e as manchas de Gumprecht observadas no esfregaço, são características dessa doença.


Alternativa 3:


Nesse caso, é necessário realizar a pesquisa do cromossomo Philadelphia, principalmente quando a doença evoluir de fase crônica (predomínio de linfócitos adultos) para a fase acelerada (com muitos blastos).


Alternativa 4:


O diagnóstico é incompatível com o caso, uma vez que o valor de leucócitos totais, indicam uma discreta leucocitose, o que não ocorre em leucemias, pois as leucemias são doenças hematológicas clonais.


Alternativa 5:


A imagem apresenta linfócitos maduros e manchas de Gumprecht que é uma alteração patognomônica de leucemia linfocítica crônica. Na imagem também há linfoblastos, que também são característicos dessa doença.