Buscar

“Para tornar os alunos bons leitores – com o objetivo desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura –, ...

“Para tornar os alunos bons leitores – com o objetivo desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura –, a escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler (e também ler para aprender) requer esforço. Precisará fazê-los achar que a leitura é algo interessante e desaf iador, algo que, conquistado plenamente, dará autonomia e independência. Precisará torná-los conf iantes, condição para poderem se desaf iar a 'aprender fazendo'. Uma prática de leitura que não desperte e cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica ef iciente.” (BRASIL, PCN, 1997, p. 38). Essas orientações para a formação de um bom leitor revelam que...

a. o professor precisa, necessariamente, cobrar do aluno o esforço da leitura, pois se ele não se empenhar não chegará a tornar-se um bom leitor.
b. a escola deve f iscalizar a atuação de seus professores com vistas a garantir que eles estejam formando leitores competentes, já que ela será responsabilizada por isso.
c. a escola precisa encontrar meios favoráveis para o desenvolvimento da competência leitora, contribuindo com a adoção de práticas educativas que potencializem essa formação.
d. o aluno necessita assumir sua responsabilidade diante do ato de ler, pois na maioria dos casos não desenvolve a competência leitora porque não se esforça para que isso aconteça.
e. a família deve envolver-se com as práticas de leitura promovidas pela escola, pois de nada adianta desenvolver um bom trabalho na instituição se a família não dá continuidade em casa.

Essa pergunta também está no material:

Disc met de lp
26 pág.

Metodologia de Arte Movimento e Corporeidade Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: c) a escola precisa encontrar meios favoráveis para o desenvolvimento da competência leitora, contribuindo com a adoção de práticas educativas que potencializem essa formação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais