Buscar

No que se refere aos direitos eleitorais da mulher, quais as diretrizes seguidas pela Constituição de 1946 que a distinguem das Cartas anteriores? ...

No que se refere aos direitos eleitorais da mulher, quais as diretrizes seguidas pela Constituição de 1946 que a distinguem das Cartas anteriores?
No Código Eleitoral de 1932 as mulheres tinham direito ao voto, contudo, esse voto era facultativo (art. 121 do Código Eleitoral) e na Constituição de 1934 o voto era obrigatório apenas para as funcionárias públicas (art. 109 da Constituição de 1934).
Já na Constituição de 1946, o alistamento e o voto eram obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei (art. 133 da Constituição de 1946).
Portanto, a principal distinção foi a obrigatoriedade das mulheres exercerem os seus direitos eleitorais, no caso, o direito ao voto.

Essa pergunta também está no material:

Caso Concreto 11 - História do Direito Brasileiro (2018)
2 pág.

História do Direito Brasileiro Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na Constituição de 1946, a principal distinção em relação às Cartas anteriores foi a obrigatoriedade do alistamento e do voto para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei, o que incluía as mulheres. Dessa forma, a principal diretriz seguida pela Constituição de 1946 foi a obrigatoriedade das mulheres exercerem seus direitos eleitorais, incluindo o direito ao voto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais