Buscar

Leia a passagem de texto: “Se estamos estudando uma associação entre exposição a um fator de risco (p.ex. fumo) e a ocorrência de doença coro...

Leia a passagem de texto: “Se estamos estudando uma associação entre exposição a um fator de risco (p.ex. fumo) e a ocorrência de doença coronária, e encontramos uma freqüência de coronariopatia entre os fumantes de 10 vezes maior em relação aos não-fumantes, submetemos estas taxas a um teste estatístico, que leva em consideração a variabilidade da medida e o tamanho da amostra. De um modo geral, o resultado do teste é relatado em termos de valor de P, que indica a probabilidade de que um determinado efeito (no caso, alta freqüência de doença coronária em tabagistas) possa ter ocorrido apenas pelo acaso, assumindo-se que não exista relação entre exposição e doença”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COUTINHO, M. Princípios de Epidemiologia Clínica Aplicada à Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol., v. 71, n. 2, Ago, 1998. Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre medidas de frequência, analise as seguintes afirmativas: I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada. II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior. III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual. IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total). Estão corretas apenas as afirmativas: Nota: 10.0 A I e III. B I, II e IV. C III e IV. D I, III e IV. E II, III e IV
I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada.
II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior.
III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual.
IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total).
a) I e III.
b) I, II e IV.
c) III e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV

Essa pergunta também está no material:

Apol 1 Bioestatistica
25 pág.

Educação Física

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada. Esta afirmação está incorreta, pois a frequência acumulada é usada para contar o número de observações iguais ou inferiores a um determinado valor. II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior. Essa afirmação está incorreta. O cálculo da frequência acumulada envolve a soma das frequências de todas as classes anteriores à classe atual. III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual. Essa afirmação está correta. A frequência acumulada pode ser usada para indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados, sendo chamada de frequência percentual. IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total). Essa afirmação está correta. A frequência relativa pode ser calculada multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo pelo total de observações. Portanto, a alternativa correta é a letra E) II, III e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais