Logo Passei Direto
Buscar
João da Cruz e Sousa é natural de Florianópolis (SC). Era filho de escravos alforriados, mas recebeu educação esmerada, tendo sido discípulo do alemão Fritz Müller, estudioso de fama universal na época. Exerceu o cargo de professor e jornalista no Rio de Janeiro, onde ingressou no grupo simbolista, tornando-se logo respeitado face ao seu estilo de escrita. Com relação às características de suas obras e a sua vida de forma geral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O poeta foi discriminado e, muitas vezes, vítima de preconceito de cor. ( ) Os textos em prosa desse autor trazem um simbolismo discreto, sem a musicalidade dos poemas. ( ) No livro Broquéis, Cruz e Souza afirma-se como autor literário, ou seja, essa obra representa uma tomada de consciência e a assimilação da estética simbolista. ( ) Descrição da sociedade da época e objetividade são características que fazem parte da obra de Cruz e Souza. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - V.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre João da Cruz e Sousa: ( ) O poeta foi discriminado e, muitas vezes, vítima de preconceito de cor. É verdadeira (V). Cruz e Sousa, sendo filho de escravos alforriados, enfrentou preconceito racial durante sua vida e carreira. ( ) Os textos em prosa desse autor trazem um simbolismo discreto, sem a musicalidade dos poemas. É falsa (F). Embora os textos em prosa de Cruz e Sousa possam ter um simbolismo, eles também possuem uma musicalidade que é característica de sua obra, mesmo que de forma diferente dos poemas. ( ) No livro Broquéis, Cruz e Souza afirma-se como autor literário, ou seja, essa obra representa uma tomada de consciência e a assimilação da estética simbolista. É verdadeira (V). "Broquéis" é uma obra importante que marca a afirmação de Cruz e Sousa como um poeta simbolista. ( ) Descrição da sociedade da época e objetividade são características que fazem parte da obra de Cruz e Souza. É falsa (F). A obra de Cruz e Sousa é mais marcada pela subjetividade e pela musicalidade do que pela objetividade e descrição direta da sociedade. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: d) F - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considerando o fragmento extraído do conto machadiano, analise as sentenças a seguir:
I- A angústia de Damião, divido entre justiça e interesses pessoais.
II- A crueldade da escravidão e o poder senhoril da elite burguesa.
III- A visão pessimista do narrador sobre o ser humano.
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Sobre as características do romance naturalista, é correto afirmar:
a) Os fundamentos característicos desse romance colocam em relevo o Romantismo.
b) Zola enfatizava a parcialidade do escritor, que deveria apresentar a subjetividade do personagem.
c) O romance naturalista concebe o homem condicionado à hereditariedade biológica e ao ambiente social.

contexto cultural em que a obra foi produzida, é correto afirmar que, nesse relato, o uso da ironia
a) Produziu uma inversão: o narrador, caracterizando o Realismo/Naturalismo sob a perspectiva de Tomás Alencar, deixa transparecer as convicções do realista Eça de Queirós sobre o Romantismo.
b) Propiciou que fossem citadas, pela voz da personagem, as razões do juízo desfavorável de Eça de Queirós acerca das propostas da geração das Conferências do Cassino Lisbonense.
c) Permitiu que o narrador, aderindo aos sentimentos de Tomás Alencar, criticasse a estética realista/naturalista, traduzindo a visão de Eça de Queirós.
d) Criou um discurso de natureza metalinguística: o tema é a arte de Tomás Alencar, que, embora romântico, procura compor segundo o estilo das obras de Zola.

Mais conteúdos dessa disciplina