Quais são as três principais características do TDAH?
a) Desatenção, hiperatividade e oscilação de humor. b) Desatenção, hiperatividade e dificuldade fonoaudiológica. c) Desatenção, hiperatividade e interesses restritos. d) Desatenção, hiperatividade e impulsividade. e) Desatenção, hiperatividade e movimentos estereotipados.
Como devem ser feitas as avaliações no processo educacional de sujeitos com necessidades especiais?
a) Deve-se utilizar avaliações que não levem em consideração a individualidade de cada um. b) Deve-se utilizar metodologias tradicionais. c) Devem ser feitas por meio de apenas uma prova bimestral, não se avaliando continuamente as habilidades apresentadas em sala de aula. d) Para avaliar uma criança com necessidades especiais devemos utilizar os pareceres encaminhados pelos profissionais que atendem fora do ambiente escolar. e) Deve-se pensar de modo individual e levando em consideração aspectos de desenvolvimento maturacional e de potencialidades.
Sabemos que há leis que amparam a inclusão escolar, porém na prática, essa inclusão tem grandes dificuldades de ser aplicada e isso se deve a vários fatores, inclusive o histórico que permeia a educação até os dias atuais. Qual é o verdadeiro papel da inclusão escolar?
a) Atender aos alunos com suas diferenças, sejam elas sociais, culturais ou cognitivas, buscando entender o que esse sujeito já possui de vivências e aprendizagens para aí então organizar metodologias e adequações curriculares para seu atendimento na totalidade. b) Somente adaptar conteúdos, não se preocupando com a eficácia que isso terá na vida do sujeito, pois, por lei, tem-se que receber esse aluno, mas não se especifica quais atitudes devem ser tomadas frente à deficiência apresentada. c) Receber os alunos com laudos neurológicos e/ou psiquiátricos, e a partir daí, fazer algumas adaptações, dentro do possível, sempre entendendo que a legislação indica que deve-se atender, mas não cabe ao professor organizar novas metodologias e novos currículos para atendimento. d) Quem deve se adaptar ao modelo escolar é o aluno, mesmo na educação inclusiva não se deve levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos nem as suas habilidades, apenas passar o conteúdo e deixar que o aluno se adapte, independentemente de suas histórias ou dificuldades. e) Adaptar e organizar os conteúdos, esse é o principal objetivo da educação inclusiva, sem necessidade de aprimoramento ou conhecimento das formas diferentes de se aprender, o aluno deve se organizar juntamente com sua família e se adaptar ao meio escolar.