Buscar

Atente para a seguinte afirmação: “Na Índia, por volta do ano 1020 o matemático Sridhara (991 - ?) produziu importantes trabalhos em Aritmética e Á...

Atente para a seguinte afirmação:
“Na Índia, por volta do ano 1020 o matemático Sridhara (991 - ?) produziu importantes trabalhos em Aritmética e Álgebra, tendo chegado a uma regra para a resolução de equações do segundo grau que pode ser considerada a origem da fórmula atualmente utilizada. O método de Sridhara, essencialmente o mesmo usado pelos babilônicos no 2º milênio a.C. e empregado pelos gregos em suas abordagens geométricas, foi o chamado ‘completando o quadrado’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007. p. 145-146.
Levando em conta essas informações e os conteúdos do livro-base Um breve olhar sobre a história da matemática, sobre o método babilônico de resolução de equação quadrática, considere a equação x2 – 5x + 4 = 0 e assinale a alternativa correta:

A As soluções da equação são 5 e 4.
B Os números 4 e – 1 satisfazem a equação.
C A equação tem como solução – 5 e 4.
D As soluções da equação são 1 e 4.
E Os números – 4 e – 1 são as soluções da equação.

Essa pergunta também está no material:

História da Matemática
7 pág.

História da Matemática Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando a equação x² - 5x + 4 = 0, podemos resolver usando o método de completar o quadrado. As soluções da equação são 4 e 1. Portanto, a alternativa correta é: D) As soluções da equação são 1 e 4.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais