Buscar

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a oposição entre cultura e ci...

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a oposição entre cultura e civilização, assinale a alternativa correta:

A Cultura e civilização são a mesma coisa, isto é, correlatos, existindo uma complementação funcional entre os conceitos.
B É oposição de ordem epistemológica: cultura é um conceito ligado à sociologia, enquanto civilização é um campo de estudos da antropologia.
C Na perspectiva antropológica clássica, cultura é um conceito analítico para estudar os povos primitivos e civilização era atribuída às sociedades europeias, pois já estavam “evoluídas”.
D Cultura refere-se às construções e produções humanas e civilização diz respeito ao conjunto social mais amplo, língua, arte, religião e conhecimento.
E Civilização diz-se dos povos que alcançaram grande desenvolvimento tecnológico e cultura é o modo de vida desses povos.

Essa pergunta também está no material:

antropologia e sociologia da educação
7 pág.

Antropologia e Sociologia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar as opções: A) Cultura e civilização são a mesma coisa, isto é, correlatos, existindo uma complementação funcional entre os conceitos. B) É oposição de ordem epistemológica: cultura é um conceito ligado à sociologia, enquanto civilização é um campo de estudos da antropologia. C) Na perspectiva antropológica clássica, cultura é um conceito analítico para estudar os povos primitivos e civilização era atribuída às sociedades europeias, pois já estavam “evoluídas”. D) Cultura refere-se às construções e produções humanas e civilização diz respeito ao conjunto social mais amplo, língua, arte, religião e conhecimento. E) Civilização diz-se dos povos que alcançaram grande desenvolvimento tecnológico e cultura é o modo de vida desses povos. A alternativa correta é a letra D) Cultura refere-se às construções e produções humanas e civilização diz respeito ao conjunto social mais amplo, língua, arte, religião e conhecimento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais