Logo Passei Direto
Buscar
Conforme informações disponibilizadas no seu material de estudo, os afixos são elementos secundários que se juntam a um radical ou tema de modo a formar palavras derivadas. Para Bechara (2010, p. 502), “o sufixo se relaciona à palavra a que se agrega aos nomes aumentativos ou diminutivos, aos nomes de agente, de ação, de instrumentos, aos coletivos, aos pátrios, etc.”. Já os prefixos, quando se juntam a uma base, significam e se relacionam semanticamente com as preposições. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Os prefixos também podem assumir formas livres. PORQUE II. Diferente dos sufixos, que adquirem valor morfológico, eles podem ter mais força significativa. Escolha uma opção: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I

User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as asserções: I. Os prefixos também podem assumir formas livres. Essa afirmação é verdadeira. Prefixos são elementos que se juntam a uma base, mas em alguns casos, podem aparecer como palavras independentes (formas livres), embora isso não seja comum. II. Diferente dos sufixos, que adquirem valor morfológico, eles podem ter mais força significativa. Essa afirmação é um pouco confusa. Os sufixos realmente têm um valor morfológico, pois alteram a forma da palavra e seu significado. No entanto, a ideia de que os prefixos "podem ter mais força significativa" não é uma comparação clara e pode ser considerada imprecisa. Agora, analisando a relação entre as duas asserções: - A asserção I é verdadeira. - A asserção II é problemática e não justifica a I de forma clara. Portanto, a opção "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I" não é correta, pois a II não é uma justificativa adequada para a I. Dessa forma, a resposta correta é que as asserções não se sustentam como justificativas uma da outra. Se a pergunta fosse sobre a veracidade das asserções, a I é verdadeira, mas a II não é uma justificativa válida. Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Os afixos são elementos secundários que se juntam a um radical ou tema de modo a formar palavras derivadas. Os sufixos se relacionam à palavra a que se agregam, como nos casos de nomes aumentativos, diminutivos, nomes de agente, de ação, de instrumentos, coletivos, pátrios, etc. Já os prefixos, quando se juntam a uma base, significam e se relacionam semanticamente com as preposições. Considerando isso, as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Rilza Toledo

há 3 meses

os afixos são elementos secundários que se juntam a um radical ou tema de modo a formar palavras derivadas. Para Bechara (2010, p. 502), “o sufixo se relaciona à palavra a que se agrega aos nomes aumentativos ou diminutivos, aos nomes de agente, de ação, de instrumentos, aos coletivos, aos pátrios, etc.”. 

Já os prefixos, quando se juntam a uma base, significam e se relacionam semanticamente com as preposições.



Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Escolha uma opção: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
I - A composição equivale a junção de dois ou mais elementos significativos em uma língua. PORQUE II - Essa junção resulta em uma nova palavra, com significado único.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As locuções adverbiais funcionam como um advérbio. PORQUE As locuções adverbiais modificam o substantivo.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
I. O aposto é o termo da oração que explica, esclarece, desenvolve, identifica e define outro termo. PORQUE II. O aposto é um termo de entonação exclamativa, relacionado com o sujeito, uma forma de chamamento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

É correto o que se afirma em: Escolha uma opção: a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
I. Termos acessórios acompanham substantivos, pronomes ou verbos. PORQUE II. Apontam uma característica ou uma circunstância.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

É correto o que se afirma em: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

a. II e IV.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
e. II e III.

Na disciplina em questão, você estudou sobre outros pontos do gerativismo, que são a gramaticalidade e a aceitabilidade. Sobre a gramaticalidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Despreza o conhecimento implícito, pois não é uma gramática internalizada.
II- formamos frases porque temos uma gramática interna que é responsável por dar as ferramentas para construção dos diálogos, das falas e das frases;
III- tem relação com o sentido de construir sentenças de acordo com a gramática internacionalizada que temos. Depois de analisar as afirmativas, escolha uma alternativa: Escolha uma opção:
a. I e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa III está correta.

Na disciplina em questão, você estudou sobre os encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato. Sobre os encontros vocálicos, analise as afirmativas abaixo:
I- Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal (V+SV) numa mesma sílaba.
II- Tritongo É o encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal (sv+v+sv), numa só sílaba:
III- Hiato é o encontro de duas vogais (V+V) numa mesma palavra e na mesma sílaba.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta:
I e II estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina