Logo Passei Direto
Buscar
Considere as seguintes afirmações sobre o trabalho do preso e assinale a alternativa correta. A. Preferencialmente, o trabalho do preso deve ocorrer fora do estabelecimento prisional. B. As atividades laborais desempenhadas pelo preso fora do estabelecimento prisional devem ser uma medida excepcional. C. Em atenção ao princípio da humanidade, o trabalho do preso é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). D. O trabalho interno do preso deve ser obrigatoriamente remunerado; o trabalho externo, não. E. O trabalho deve ser atribuído ao preso independentemente das suas aptidões e capacidades.
User badge image
Daniel Chechi

há 2 anos

User badge image
Daniel Chechi

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o trabalho do preso: A. Preferencialmente, o trabalho do preso deve ocorrer fora do estabelecimento prisional. - Essa afirmação não é totalmente correta, pois o trabalho do preso pode ocorrer tanto dentro quanto fora do estabelecimento, mas a preferência é por atividades que respeitem a segurança e a reintegração social. B. As atividades laborais desempenhadas pelo preso fora do estabelecimento prisional devem ser uma medida excepcional. - Essa afirmação é verdadeira, pois o trabalho externo é considerado uma exceção e deve ser regulamentado. C. Em atenção ao princípio da humanidade, o trabalho do preso é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). - Essa afirmação é incorreta, pois o trabalho do preso é regulamentado por normas específicas e não pela CLT. D. O trabalho interno do preso deve ser obrigatoriamente remunerado; o trabalho externo, não. - Essa afirmação é enganosa, pois tanto o trabalho interno quanto o externo devem ser remunerados, embora a forma de remuneração possa variar. E. O trabalho deve ser atribuído ao preso independentemente das suas aptidões e capacidades. - Essa afirmação é incorreta, pois o trabalho deve considerar as aptidões e capacidades do preso. Após essa análise, a alternativa correta é: B. As atividades laborais desempenhadas pelo preso fora do estabelecimento prisional devem ser uma medida excepcional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B. As atividades laborais desempenhadas pelo preso fora do estabelecimento prisional devem ser uma medida excepcional. Justificativa: A alternativa A está incorreta, pois a Lei de Execução Penal prevê que o trabalho do preso deve ocorrer preferencialmente dentro do estabelecimento prisional. A alternativa C está incorreta, pois o trabalho do preso é regulamentado pela Lei de Execução Penal e não pela CLT. A alternativa D está incorreta, pois tanto o trabalho interno quanto o externo do preso devem ser obrigatoriamente remunerados. A alternativa E está incorreta, pois o trabalho do preso deve ser atribuído levando em consideração suas aptidões e capacidades. Portanto, a alternativa correta é a letra B. As atividades laborais desempenhadas pelo preso fora do estabelecimento prisional devem ser uma medida excepcional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Quanto às relações entre Direito Penal, Criminologia e Política Criminal, pode-se afirmar que:
a. A Criminologia elege bens jurídicos fundamentais ao convívio social, criminalizando condutas e prescrevendo sanções.
b. O Direito Penal compõe o núcleo das ciências penais, considerando a Criminologia e a Política Criminal como ciências subalternas e meramente auxiliares.
c. Compõem os três pilares do sistema das ciências criminais, pois, embora sejam ciências autônomas, são inseparáveis e interdependentes.
d. A Política Criminal, ocupando-se da dogmática criminal, realiza uma analise crítica, estudando as raízes do delito.
e. Tratam-se de ciências autônomas e independentes.

Sobre a revogação da remição da pena, qual é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça?
a. Somente poderão ser revogados, em caso de falta grave, os dias remidos em virtude de estudo.
b. Caberá ao juiz da execução penal estabelecer o quanto da remição será revogada em caso de falta grave.
c. É vedada a revogação da remição da pena, ainda que cometida falta grave.
d. A revogação da remição da pena deve ser de 1/3 em caso da falta grave cometida pelo preso.
e. Por se tratar de uma previsão legal expressa, a revogação da remição da pena não prescinde de fundamentação.

Sobre a Lei de Execução Penal, é correto afirmar que:
a. ela trata do Direito de Execução Penal, que não é um ramo autônomo do Direito, vinculando-se somente ao Direito Penal.
b. os direitos do preso são garantidos por meio dessa legislação, permitindo a distinção de natureza, tanto social quanto política.
c. o único princípio excluído da Lei de Execução Penal é o princípio da humanidade, tendo em vista que trata apenas da execução da sentença condenatória.
d. é aplicada também aos presos provisórios e temporários, incidindo sobre eles os mesmos direitos conferidos aos que cumprem pena definitiva.
e. é uma importante legislação, pois permite a cassação de todos os direitos do preso, garantindo que a prisão promoverá a sua ressocialização.

A conduta pode ser definida com comportamento humano voluntário, comissivo ou omissivo, dirigido a um fim. Pode-se admitir, assim, como características, elementos, ou forma da conduta:
a. o comportamento sempre positivo, pois o negativo implica em deixar de fazer algo.
b. o comportamento exteriorizado, ou seja, a manifestação da vontade.
c. o comportamento voluntário, sempre livre de coação.
d. que não é necessário avaliar a finalidade da conduta.
e. que conduta e ato são sinônimos.

Assinale a alternativa correta a respeito do depoimento pessoal.
a) Deverá ocorrer, obrigatoriamente e presencialmente, em audiência de instrução e julgamento.
b) Via de regra, primeiro será colhido o depoimento do réu, para, depois, ser colhido o da parte autora.
c) Aquele que ainda não depôs não pode assistir ao interrogatório da outra parte.
d) A parte poderá ler o seu depoimento pessoal, previamente preparado.
e) A recusa à prestação do depoimento será sempre considerada equivalente a uma confissão ficta.

Mais conteúdos dessa disciplina