Buscar

Considerando os conceitos relativos à Economia Monetária analise as afirmativas abaixo e depois responda. I-Em relação à oferta de moeda, é correto...

Considerando os conceitos relativos à Economia Monetária analise as afirmativas abaixo e depois responda.
I-Em relação à oferta de moeda, é correto afirmar que uma taxa de redesconto mais alta faz com que os bancos comerciais tomem menos empréstimos do banco central e assim irão conceder menos empréstimos a seus clientes.
II-Uma redução do nível de exigências de reserva faz com que os bancos comerciais tenham mais moeda para conceder crédito a seus clientes. A fim de manter a organização bancária, o Banco Central evita adotar essa medida com frequência.
III-A demanda por moeda pela coletividade corresponde à quantidade de moeda que o setor bancário retém, em média, seja nos bancos, seja no cofre das firmas, e em depósitos à vista nos bancos comerciais. É função direta da renda e inversa da taxa de juros.
IV-Para aumentar a oferta de moeda em circulação, os agentes do governo compram os títulos, injetando moeda na economia. A moeda pode permanecer em circulação ou pode ser depositada no banco. Como os bancos veem suas reservas aumentando, concedem mais empréstimos para o público.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III, IV
I, II, III, IV

Essa pergunta também está no material:

Prova Presencial_ Cenários Socioeconômicos
8 pág.

Estudos Socioeconômicos Faculdade Dom BoscoFaculdade Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I - Em relação à oferta de moeda, uma taxa de redesconto mais alta faz com que os bancos comerciais tomem menos empréstimos do banco central e, assim, irão conceder menos empréstimos a seus clientes. Esta afirmativa está correta. II - Uma redução do nível de exigências de reserva faz com que os bancos comerciais tenham mais moeda para conceder crédito a seus clientes. A fim de manter a organização bancária, o Banco Central evita adotar essa medida com frequência. Esta afirmativa está correta. III - A demanda por moeda pela coletividade corresponde à quantidade de moeda que o setor bancário retém, em média, seja nos bancos, seja no cofre das firmas, e em depósitos à vista nos bancos comerciais. É função direta da renda e inversa da taxa de juros. Esta afirmativa está correta. IV - Para aumentar a oferta de moeda em circulação, os agentes do governo compram os títulos, injetando moeda na economia. A moeda pode permanecer em circulação ou pode ser depositada no banco. Como os bancos veem suas reservas aumentando, concedem mais empréstimos para o público. Esta afirmativa está correta. Portanto, todas as afirmativas estão corretas: I, II, III, IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais