Buscar

Sobre este assunto, analise as alternativas abaixo. I. A intoxicação por Palicourea marcgravii ocorre quando bovinos e bubalinos têm acesso à beira...

Sobre este assunto, analise as alternativas abaixo.
I. A intoxicação por Palicourea marcgravii ocorre quando bovinos e bubalinos têm acesso à beira de matas e capoeiras ou nelas penetram, ou caso a planta invada pastagens cercadas, por não se cuidar do aceiro, ou, ainda, se os animais são colocados em pastos recém-formados, em áreas antes ocupadas por mata ou capoeira. Os animais a ingerem em qualquer época do ano, mesmo em pastos com forragem abundante, sem necessidade de estarem com fome.
II. Na Amazônia, P. marcgravii ocorre em grandes quantidades no Pará, sobretudo na ilha de Marajó. Nesta região, a intoxicação ocorre principalmente em bubalinos, pois a população desta espécie em relação à de bovinos é significativamente maior.
III. Os sinais de intoxicação por Arrabidaea bilabiata, nos bovinos, iniciam entre cinco e 10 dias após o começo da ingestão da planta, mas a evolução é superaguda, de minutos, na maioria dos casos fatais.
IV. Em bovinos intoxicados por Palicourea juruana, um dos poucos achados de necropsia é o fácil desprendimento da camada epitelial da mucosa do rúmen, também, podem-se observar as folhas desta planta no interior deste órgão.
A I e IV, somente.
B II e IV, somente.
C I, somente.
D III e IV, somente.
E I e III, somente.