Buscar

Competência legislativa é a que permite ao ente federativo a produção das leis sobre determinados assuntos. Existem dois tipos de competências legi...

Competência legislativa é a que permite ao ente federativo a produção das leis sobre determinados assuntos. Existem dois tipos de competências legislativas (LENZA, 2009), com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta:
I - Competência legislativa privativa é que foi atribuída pela Constituição Federal a apenas um ente federativo (LENZA, 2009).
II - Já a competência legislativa concorrente é a que foi atribuída à União para legislar sobre normas gerais, e aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para suplementá- las no que é pertinente (LENZA, 2009).
III - No âmbito da competência legislativa concorrente, a União edita normas gerais que são suplementadas pelos Estados. Mas o que ocorre se a União não editar essas normas gerais? Nesse caso, os Estados podem exercer a competência legislativa plena, ou seja, podem legislar inclusive sobre normas gerais. No entanto, a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspenderá a eficácia da lei estadual naquilo que lhe seja contrário (art. 24, §§ 1º, 2º, 3º e 4º da CF/88).
IV - Em relação às competências legislativas, a Constituição atribuiu competências privativas à União e aos Municípios, tendo deixado aos Estados a competência remanescente, ou seja, a que não estiver expressamente destinada a outros entes federativos (arts. 22, 24 e 30 da Constituição Federal).
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Nenhuma das alternativas está correta.
c. Somente a alternativa III está correta.
d. Somente a alternativa I está correta.
e. Somente a alternativa II está correta.

Essa pergunta também está no material:

Noções de direito 1
7 pág.

Contabilidade Aplicada à Administração Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: I - Competência legislativa privativa é que foi atribuída pela Constituição Federal a apenas um ente federativo (LENZA, 2009). II - Já a competência legislativa concorrente é a que foi atribuída à União para legislar sobre normas gerais, e aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para suplementá-las no que é pertinente (LENZA, 2009). III - No âmbito da competência legislativa concorrente, a União edita normas gerais que são suplementadas pelos Estados. Mas o que ocorre se a União não editar essas normas gerais? Nesse caso, os Estados podem exercer a competência legislativa plena, ou seja, podem legislar inclusive sobre normas gerais. No entanto, a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspenderá a eficácia da lei estadual naquilo que lhe seja contrário (art. 24, §§ 1º, 2º, 3º e 4º da CF/88). IV - Em relação às competências legislativas, a Constituição atribuiu competências privativas à União e aos Municípios, tendo deixado aos Estados a competência remanescente, ou seja, a que não estiver expressamente destinada a outros entes federativos (arts. 22, 24 e 30 da Constituição Federal). A alternativa correta é: c. Somente a alternativa III está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais