Buscar

As proteínas são as macromoléculas mais abundantes e com maior diversidade de funções presentes nos sistemas vivos. Como exemplo pode-se citar: as ...

As proteínas são as macromoléculas mais abundantes e com maior diversidade de funções presentes nos sistemas vivos. Como exemplo pode-se citar: as enzimas - catalizadores que aumentam a velocidade das reações químicas enquanto que a actina e a miosina ao deslizarem sobre si mesmas promovem a contração muscular e consequentemente a realização do movimento. Na corrente sanguínea, proteínas como a albumina e a hemoglobina, transportam moléculas essenciais à vida. Entretanto, apesar da diversidade de funções, e sta classe de moléculas é formada por unidades estruturais denominadas aminoácidos que se caracterizam como:

Moléculas que apresentam cadeias laterais imutáveis, ou seja, com o mesmo grau de complexidade.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Moléculas essenciais pois são exclusivamente ofertadas pela dieta alimentar.
Moléculas que sempre apresentam em sua composição o grupo amina ou amino (NH3+).
Moléculas anfóteras pois em pH fisiológico (7,35-7,40), o grupo carboxila perde um íon de hidrogênio tornando-se negativamente carregado (COO-) e o grupo amina encontra-se protonado (NH3+).

Essa pergunta também está no material:

simulado bioquimica
8 pág.

Bioquímica I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As proteínas são formadas por unidades estruturais denominadas aminoácidos que se caracterizam como moléculas que sempre apresentam em sua composição o grupo amina ou amino (NH3+).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais