Buscar

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre etnocentrismo e racismo, analise as afirmativas a seguir: I. Racismo e etnocentrismo não são sinôni...

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre etnocentrismo e racismo, analise as afirmativas a seguir:
I. Racismo e etnocentrismo não são sinônimos, embora ambos definam grupos e indivíduos como inferiores em relação a outro grupo específico.
II. O autor afirma que racismo e etnocentrismo são posicionamentos que geram julgamentos apenas a determinados indivíduos, sendo que tais julgamentos não são passíveis de prévia generalização para grupos.
III. O racismo é uma posição cientificamente válida, uma vez que é comprovada a diferença entre raças no interior da espécie humana.
IV. Racismo e etnocentrismo são noções que designam posições legítimas em sociedades democráticas, uma vez que são meras opiniões individuais, sem qualquer relação com violências estruturais praticadas sobre determinados grupos humanos.
É correto o que se afirma apenas em:
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I e II.
III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Teste_ Atividade 3 antropologia
6 pág.

Antropologia I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. Correto. Racismo e etnocentrismo não são sinônimos, embora ambos definam grupos e indivíduos como inferiores em relação a outro grupo específico. II. Incorreto. O autor não afirma que racismo e etnocentrismo são posicionamentos que geram julgamentos apenas a determinados indivíduos, sendo que tais julgamentos não são passíveis de prévia generalização para grupos. III. Incorreto. O racismo não é uma posição cientificamente válida, uma vez que não há comprovação de diferenças significativas entre raças no interior da espécie humana. IV. Incorreto. Racismo e etnocentrismo não são noções que designam posições legítimas em sociedades democráticas, uma vez que estão relacionados a violências estruturais praticadas sobre determinados grupos humanos. Portanto, a alternativa correta é: I.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais