Logo Passei Direto
Buscar
A inclusão escolar envolve a reestruturação do sistema de ensino e das vivências nas escolas de modo que respondam à diversidade humana. Para tanto, torna-se fundamental que a escola proporcione aos alunos condições para a igualdade de direitos e a sua permanência na escola. Sobre o processo de inclusão, assinale a alternativa INCORRETA:

A Ao almejar uma educação de qualidade para todos, a escola necessita oferecer uma educação que ultrapasse a matrícula escolar, pois esta não garante que a inclusão escolar seja efetivada.
B Para que a inclusão ocorra, faz-se necessário somente que o aluno esteja matriculado na escola.
C Para que a inclusão escola ocorra, pressupõe-se que sejam criadas condições desafiadoras em sala de aula que contemplem a diversidades da client
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No século XXI, ao prevalecer o campo da medicina, a sociedade passou a garantir às pessoas com deficiência tratamentos diferenciados, como confinamento em instituições, colocação em hospícios, com o objetivo de ordem social. Nesse mesmo século, Alfred Binet foi convidado pelo governo francês para testar crianças. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O convite veio ao encontro do objetivo de Binet, ou seja, o diagnóstico psicológico da deficiência mental.
( ) Diante da realização dos testes, em 1905, Binet publicou a escala métrica de inteligência.
( ) A escala métrica de inteligência tinha por objetivo medir o desenvolvimento da inteligência das crianças maiores de oito anos de idade.
( ) A partir destes testes, surgiram muitos outros, dos quais se destaca o teste de QI (quociente intelectual).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - F.
B V - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - V - V - F.

De acordo com o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), são considerados jovens:

A As pessoas com idade entre 22 (vinte e dois) e 30 (trinta) anos de idade.
B As pessoas com idade entre 14 (quatorze) e 32 (trinta e dois) anos de idade.
C As pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.
D As pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos de idade.

Fatores de risco e causas perinatais são os fatores que acometem o bebê do início do trabalho de parto até seu 30º dia de vida. Assim, considera-se estes como fatores de risco perinatais. Com relação aos fatores de risco e causas perinatais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Parto.
II- Condições do bebê.
( ) Uso de fórceps.
( ) Hiperbilirrubina nas primeiras 48 horas de vida.
( ) Convulções.
( ) Ruptura tardia ou prévia da placenta.
Assinale a altrernativa que apresenta a sequência CORRETA:

A I - I - II - II.
B II - I - II - I.
C I - II - II - I.
D II - I - I - II.

Deficiência intelectual não é doença mental. Nesse sentido, para diferenciar deficiência de doença, a OMS propôs três níveis para esclarecer as deficiências. assinale a alternativa CORRETA que define a incapacidade:

A Representa a objetivação da deficiência e reflete os distúrbios dos outros em relação à pessoa, nas atividades e comportamentos essenciais ao seu sustento.
B Prejuízo para o indivíduo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais. Caracteriza-se por uma discordância entre a capacidade individual de realização e as expectativas do indivíduo ou do seu grupo social. Representa a socialização da deficiência e relaciona-se às dificuldades nas habilidades de sobrevivência.
C Restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como consequência direta ou é resposta do indivíduo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra.
D Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incluem-se nessas a ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funções mentais. Representa a exteriorização de um estado patológico, refletindo um distúrbio orgânico, uma perturbação no órgão.

A partir do final do século XX, a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assume uma nova identidade: "a juvenilização", que é marcada pela presença expressiva de jovens com e sem deficiência que buscam na escolarização os meios de dar continuidade ao seu desenvolvimento humano e social. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
São vários os fatores que contribuem para a juvenilização na modalidade da EJA, tais como: as deficiências do sistema regular de ensino, a possibilidade de aceleração dos estudos e a certificação para possível ingresso no mercado de trabalho.
A São vários os fatores que contribuem para a juvenilização na modalidade da EJA, tais como: as deficiências do sistema regular de ensino, a possibilidade de aceleração dos estudos e a certificação para possível ingresso no mercado de trabalho.
B Não existem fatores que contribuem para a juvenilização na modalidade da EJA.
C A modalidade da EJA não requer o comprometimento com o ensino que visa à formação de indivíduos capazes de enfrentar as diversidades com autonomia.
D Nas turmas da EJA encontram-se somente idosos.

(ENADE, 2014) O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. A organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo o que exige cada vez mais formação de qualidade:
I- As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação docente inicial, visto que a formação docente continuada, complementar, é responsabilidade de cada professor.
II- No processo de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e gestão escolar, além dos que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III-O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino dos conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão da sala de aula e valores de consciência social e coletiva.
A II e III, apenas.
B I e III, apenas.
C I, apenas.
D II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina