Logo Passei Direto
Buscar
Uma nova tipologia foi acrescentada ao conceito de patrimônio cultural pela Unesco em 1992, repercutindo nas adotadas pelo Iphan que assim a definiu em 2009: “porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, a qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores”. Estamos nos referindo ao conceito de:
a. Paisagem cultural.
b. Bens intangíveis.
c. Patrimônio ambiental urbano.
d. Patrimônio imaterial.
User badge image
ServicoSocializando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao conceito mencionado: a) Paisagem cultural - Refere-se à interação entre o ser humano e o meio ambiente, incluindo elementos naturais e culturais. Essa definição se alinha com a descrição dada. b) Bens intangíveis - Refere-se a aspectos culturais que não têm uma forma física, como tradições e expressões artísticas, mas não se encaixa na descrição que fala sobre a interação com o meio natural. c) Patrimônio ambiental urbano - Foca em aspectos urbanos e ambientais, mas não abrange a ideia de interação do homem com o meio natural de forma ampla. d) Patrimônio imaterial - Refere-se a tradições e expressões culturais, mas não se relaciona diretamente com a interação com o meio natural. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa na definição apresentada é: a) Paisagem cultural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A nova tipologia acrescentada ao conceito de patrimônio cultural pela Unesco em 1992, repercutindo nas adotadas pelo Iphan que assim a definiu em 2009, é o conceito de a. Paisagem cultural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da frase desse historiador, poderíamos afirmar com relação ao patrimônio histórico que:
a. O patrimônio é definido estritamente pelas lutas de poder a partir das questões econômicas.
b. As lutas econômicas não são relevantes na consideração das lutas simbólicas que ocorrem na definição do patrimônio.
c. Os grupos sociais no poder procuram garantir a preservação da sua memória na seleção daquilo que vai ser considerado patrimônio histórico.
d. Este é formado por elementos simbólicos de forma democrática, sem disputa entre as memórias concorrentes.

Ao termo patrimônio histórico podemos relacionar os seguintes conceitos:
a. Memória, passado, modernidade.
b. Herança, bens, riqueza.
c. Identidade, tradição, memória.
d. Cultura, memória, epistemologia.

Mais conteúdos dessa disciplina