Buscar

No Brasil monárquico, foram realizadas práticas do Estado na construção do ideário nacional, principalmente durante o reinado de Dom Pedro II, quan...

No Brasil monárquico, foram realizadas práticas do Estado na construção do ideário nacional, principalmente durante o reinado de Dom Pedro II, quando houve maior investimento nesse propósito. Instituições oficiais como a Academia Imperial de Belas Artes e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro foram fundamentais na construção da nacionalidade do império, ao reunir historiadores, artistas, escritores e intelectuais de diversas áreas sintonizados em forjar narrativas nacionais que criassem símbolos, personagens, histórias, memórias e identidades. As temáticas nacionais que compuseram nossa identidade variavam desde associar a realeza como o centro de nossa civilização até a exuberância da natureza. Eram discursos elaborados no propósito de identificar o Estado brasileiro através da história, da memória e da literatura. Nessas representações, despontou o indianismo: um projeto romântico em associar o indígena como elemento integrante e genuinamente nacional. Sobre o indianismo, marque a afirmativa INCORRETA:
A imagem que era construída do indígena era de um ser nobre, heroico e honroso, principalmente após ser civilizado pelos portugueses. Pouco se preocupando com a diversidade e com o direito desses povos.
Narrativas literárias e produções artísticas estimuladas e financiadas pela monarquia foram algumas das estratégias adotadas em romancear e idealizar o indígena civilizado como herói nacional.
O indianismo foi um projeto lançado pela monarquia brasileira no propósito de pagar as dívidas históricas aos povos indígenas, e a partir de então, garantir direitos civis e protagonismo ativo em amplas esferas da sociedade.
O indianismo integrou a construção de um passado mítico recheado de bravura, honra e civilização, elementos definidores da identidade nacional que se pretendeu forjar no período imperial.
a) A afirmativa 1 está correta.
b) A afirmativa 2 está correta.
c) A afirmativa 3 está correta.
d) A afirmativa 4 está correta.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 6
2 pág.

Historia e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena CEDAF - Universidade Federal de ViçosaCEDAF - Universidade Federal de Viçosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmativas: 1. A imagem que era construída do indígena era de um ser nobre, heroico e honroso, principalmente após ser civilizado pelos portugueses. Pouco se preocupando com a diversidade e com o direito desses povos. 2. Narrativas literárias e produções artísticas estimuladas e financiadas pela monarquia foram algumas das estratégias adotadas em romancear e idealizar o indígena civilizado como herói nacional. 3. O indianismo foi um projeto lançado pela monarquia brasileira no propósito de pagar as dívidas históricas aos povos indígenas, e a partir de então, garantir direitos civis e protagonismo ativo em amplas esferas da sociedade. 4. O indianismo integrou a construção de um passado mítico recheado de bravura, honra e civilização, elementos definidores da identidade nacional que se pretendeu forjar no período imperial. A alternativa correta é: d) A afirmativa 4 está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais