Buscar

Marque a assertiva falsa: Por força do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, a publicidade dos julgamentos no processo penal é ex...

Marque a assertiva falsa:
Por força do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, a publicidade dos julgamentos no processo penal é excepcional, dependendo sempre de expresso consentimento do acusado.
art. 93, IX, da CF e art. 8º, 5, da Convenção Americana de Direitos Humanos. A regra é a publicidade, sendo o sigilo excepcional. É o teor do art. 93, IX, da CF (“todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação”) e do art. 8º, 5, da Convenção Americana de Direitos Humanos (“O processo penal deve ser público, salvo no que for necessário para preservar os interesses da justiça”).

Essa pergunta também está no material:

EBRADI - Pós-Graduação - Direito Penal e Processo Penal Aplicados - Módulo 1 - Tema 4
4 pág.

Direito Penal e Processo Penal Escola Brasileira de DireitoEscola Brasileira de Direito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A assertiva falsa é: "Por força do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, a publicidade dos julgamentos no processo penal é excepcional, dependendo sempre de expresso consentimento do acusado."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais