Logo Passei Direto
Buscar
Julgue os itens a seguir em verdadeiros (v) ou falsos (f):
I - A poliarquia é o oposto à democracia, pois representa um governo variado em oposição ao governo do povo;
II - São elementos que caracterizam uma poliarquia: eleições periódicas, acesso à fontes alternativas de informação, liberdade de expressão, direito de voto;
III - Quanto à formação da democracia, a “maldição do petróleo” refere-se ao fato de que países com abundância de petróleo e outros recursos naturais tende a levar países a adotarem regimes autoritários ou semiautoritários, pois os governos não são dependentes do dinheiro da população;
IV - Há análises que apontam que a democracia ocorre com mais facilidade e se mantém por mais tempo em países ricos.
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada item: I - A poliarquia é o oposto à democracia, pois representa um governo variado em oposição ao governo do povo. Falso. A poliarquia, conforme o conceito de Robert Dahl, é uma forma de democracia que envolve múltiplos centros de poder e não é o oposto da democracia. II - São elementos que caracterizam uma poliarquia: eleições periódicas, acesso a fontes alternativas de informação, liberdade de expressão, direito de voto. Verdadeiro. Esses são, de fato, elementos que caracterizam uma poliarquia. III - Quanto à formação da democracia, a “maldição do petróleo” refere-se ao fato de que países com abundância de petróleo e outros recursos naturais tendem a adotar regimes autoritários ou semiautoritários, pois os governos não são dependentes do dinheiro da população. Verdadeiro. Essa afirmação é correta e reflete a teoria da "maldição dos recursos". IV - Há análises que apontam que a democracia ocorre com mais facilidade e se mantém por mais tempo em países ricos. Verdadeiro. Essa afirmação é geralmente aceita na literatura sobre democracia e desenvolvimento. Portanto, os itens II, III e IV são verdadeiros, enquanto o item I é falso. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros não existe, pois o item I é falso. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

I - Falso II - Verdadeiro III - Verdadeiro IV - Verdadeiro

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca do bicameralismo no legislativo estão: área maior, maior população, democracia menos consolidada e população mais heterogênea; II - A China é um país unicameral, o que exemplifica a relação direta entre tendência ao unicameralismo e baixa tradição democrática; III - O bicameralismo pode ser justificado por meio da necessidade de representação de minorias na sociedade e para isso, deve ter uma forma de constituição diferente da usada na primeira câmara; IV - O bicameralismo pode ser justificado para garantir igualdade de direito entre as populações dos diferentes entes federados, de forma que o número de parlamentares eleitos deve ser proporcional à população do ente.

Falso
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro

Julgue os itens a seguir em verdadeiros (v) ou falsos (f):
I - Segundo Duverger, sistemas multipartidários são mais estáveis que os sistemas bipartidários, por permitir participação de mais grupos da sociedade com visões distintas;
II - A primeira lei de Duverger postula que eleições feitas em um único turno favorecem o surgimento de sistemas bipartidários;
III - Duverger afirma que sistemas eleitorais de voto proporcional tendem a gerar o multipartidarismo, pois são os eleitos que devem formar a maioria;
IV - Os partidos de massa diferem dos partidos de quadros pelas seguintes características: doutrinação como atividade permanente, disputa interna motivada por ideologia, sistema de decisão centralizado.
Sua resposta está correta.
FVFV
Feedback:
I – “Duverger postulou uma relação entre número de partidos e estabilidade dos governos. Para ele, sistemas bipartidários tenderiam, tanto na regra presidencialista quanto na parlamentarista, a serem mais estáveis que sistemas multipartidários.” (Módulo 4, Unidade 1 – Consolidação Institucional dos Partidos Políticos)
II – “(...) Duverger sustenta em sua primeira “lei”, que sistemas eleitorais majoritários de um só turno levam a sistemas bipartidários.” (Módulo 4, Unidade 1 – Consolidação Institucional dos Partidos Políticos)
III – Realmente sistemas eleitorais proporcionais geram multipartidarismo, mas a causa não é essa e nem são os eleitores que devem formar a maioria, mas os eleitos. Veja trecho do curso: “sistemas de voto proporcional tendem a gerar sistemas multipartidários, sistemas com um número de partidos ainda maior que aqueles associados ao voto majoritário com dois turnos de votação. Isso porque no sistema proporcional o número de cadeiras de cada partido deve, idealmente, espelhar o percentual de votos por ele obtido. Não há descarte de votos no momento da eleição e a formação da maioria é problema não dos eleitores, mas deixado ao critério dos eleitos.” (Módulo 4, Unidade 1 – Consolidação Institucional dos Partidos Políticos)
IV - “Em contraste, os partidos de massa, tipo construído a partir da observação dos partidos socialistas e comunistas: têm no recrutamento, assim como na propaganda e doutrinação, atividades permanentes, (...) a motivação principal da disputa interna é ideológica, (...) tendem a criar estruturas decisórias hierárquicas e centralizadas.” (Módulo 4, Unidade 1 – Consolidação Institucional dos Partidos Políticos)
Sobre as metamorfoses do sistema representativo, julgue as assertivas abaixo como verdadeiras ou falsas:
A ampliação do eleitorado levou à constituição de partidos de massa e ao surgimento da democracia de partidos.
O político por excelência na democracia de partidos é o quadro partidário.
Na democracia de auditório verifica-se um declínio dos partidos políticos e um retorno à confiança pessoal como motivadora do voto.
Na democracia de notáveis o fundamento do voto do eleitor não está atrelada à confiança pessoal no candidato.
Verdadeira.
Falsa.
Verdadeira.
Falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina