Buscar

Com relação aos delitos contra a honra, leia atentamente as situações hipotéticas apresentadas abaixo: I. Funcionário público oferece representação...

Com relação aos delitos contra a honra, leia atentamente as situações hipotéticas apresentadas abaixo:
I. Funcionário público oferece representação contra colega entendendo-se ultrajado na sua honra, (em sua dignidade). Acionado criminalmente, o colega retratou-se. A referida retratação é irrelevante para o Direito Penal.
II. Um indivíduo comparece à Delegacia Policial e oferece notícia de crime em face de terceiro, um desafeto seu, sendo certo que o noticiante imputou ao noticiado crime de que o sabia inocente. Em decorrência da referida notícia foi instaurado inquérito policial. Neste caso, a conduta do noticiante encontra-se incursa no tipo penal da calúnia.
III. Um indivíduo, maior e capaz, com o ânimo de ridicularizar um vizinho, portador de deficiência mental, o xinga de idiota bobalhão. Arrasado com a ofensa chora e conta aos seus pais e amigos que foi humilhado. Neste caso é correto afirmar que a conduta deste indivíduo será tipificada como injúria discriminatória.
IV. Dois indivíduos, por motivo irrelevante, iniciam violenta discussão em um bar, no curso da qual um deles, despeja um copo de cerveja na cabeça do outro. A sua conduta configura a contravenção penal de vias de fato.
a) I e II.
b) I, e III.
c) I, II e III IV.
d) I, II e IV.

Essa pergunta também está no material:

Caso Concreto 14
1 pág.

Caso concreto

Direito Penal II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada situação apresentada: I. Funcionário público oferece representação contra colega entendendo-se ultrajado na sua honra, (em sua dignidade). Acionado criminalmente, o colega retratou-se. A referida retratação é irrelevante para o Direito Penal. Neste caso, a retratação do colega é relevante para o Direito Penal, pois pode influenciar na continuidade do processo. II. Um indivíduo comparece à Delegacia Policial e oferece notícia de crime em face de terceiro, um desafeto seu, sendo certo que o noticiante imputou ao noticiado crime de que o sabia inocente. Em decorrência da referida notícia foi instaurado inquérito policial. Neste caso, a conduta do noticiante encontra-se incursa no tipo penal da calúnia. Neste caso, a conduta do noticiante se enquadra no tipo penal da calúnia, pois imputou crime que sabia ser inocente. III. Um indivíduo, maior e capaz, com o ânimo de ridicularizar um vizinho, portador de deficiência mental, o xinga de idiota bobalhão. Arrasado com a ofensa chora e conta aos seus pais e amigos que foi humilhado. Neste caso é correto afirmar que a conduta deste indivíduo será tipificada como injúria discriminatória. Neste caso, a conduta deste indivíduo será tipificada como injúria discriminatória, pois houve ofensa à dignidade da pessoa. IV. Dois indivíduos, por motivo irrelevante, iniciam violenta discussão em um bar, no curso da qual um deles, despeja um copo de cerveja na cabeça do outro. A sua conduta configura a contravenção penal de vias de fato. Neste caso, a conduta configura a contravenção penal de vias de fato, pois houve agressão física. Portanto, a alternativa correta é: b) I, e III.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais