Buscar

Não se trata simplesmente de "aceitar" a variedade linguística estigmatizada falada pelos alunos e ficar só nisso. A função da escola é, em todo e ...

Não se trata simplesmente de "aceitar" a variedade linguística estigmatizada falada pelos alunos e ficar só nisso. A função da escola é, em todo e qualquer campo de conhecimento, levar a pessoa a conhecer e dominar coisas que ela não sabe e, no caso específico da língua, conhecer e dominar, antes de mais nada, a leitura e a escrita e, junto com elas, outras formas de falar e de escrever, outras variedades de língua, outros registros. Ninguém quer deixar o aluno “encerrado” em sua variedade linguística original, como escrevem alguns defensores intransigentes da pedagogia mais arcaica possível, tentando deturpar e distorcer as propostas mais progressistas de educação em língua materna. A aceitação, a defesa e o reconhecimento da legitimidade das variedades sem prestígio social não estão em contradição com o trabalho didático de levar os falantes dessas variedades a se apoderar também de novos recursos linguísticos, de outras variedades, principalmente das urbanas de prestígio e da norma padrão tradicional, que ele só terá condições de conhecer por meio da escolarização.

 

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: edições Loyola, 1999 (adaptado).

 

A respeito do paralelo entre variações linguísticas e ensino da língua materna, analise as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Ao contrário do ensino gramaticista, que opta por ensinar ao aluno o que é certo e o que é errado, o ensino da língua materna partindo da legitimação das variações linguísticas preza pelo ensino do que é adequado e do que é inadequado.

 

PORQUE

 

II. Uma vez que as variações linguísticas são legitimadas, o aluno deve compreender que a maneira como ele fala não é certa nem errada, mas que pode ser adequada ou inadequada de acordo com a situação e com o ambiente em que se encontra. Portanto, ele deve aprender a variedade denominada norma padrão, não porque é maneira correta de se falar, mas porque isso irá permitir que ele tenha acesso a ambientes e a situações sem que a língua seja um problema. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as proposições apresentadas: I. Ao contrário do ensino gramaticista, que opta por ensinar ao aluno o que é certo e o que é errado, o ensino da língua materna partindo da legitimação das variações linguísticas preza pelo ensino do que é adequado e do que é inadequado. II. Uma vez que as variações linguísticas são legitimadas, o aluno deve compreender que a maneira como ele fala não é certa nem errada, mas que pode ser adequada ou inadequada de acordo com a situação e com o ambiente em que se encontra. Portanto, ele deve aprender a variedade denominada norma padrão, não porque é maneira correta de se falar, mas porque isso irá permitir que ele tenha acesso a ambientes e a situações sem que a língua seja um problema. Com base nas asserções apresentadas, a alternativa correta é: A) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais