Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o emprego dos sinais de pontuação, analise as afirmativas a seguir.
I. Em “‘Recusar-se a vacinar uma criança é um exemplo disso: aqueles que têm medo [...]’.” (9º§), se os dois-pontos fossem substituídos pelo ponto-final, haveria prejuízo de sentido.
II. A frase “‘Não podemos nos banhar no mesmo rio duas vezes’” (12º§) está entre aspas simples porque é uma citação dentro de outra citação.
III. Em “Com base em dois artigos falsos – um que argumentava a favor e outro contra a pena de morte –, os estudantes apoiaram [...]” (2º§), se no lugar dos travessões fossem utilizados os parênteses, haveria modificação de sentido no enunciado.
IV. Em “[...] o próprio fazer científico não está imune ao viés de confirmação – simplesmente porque cientistas são também humanos.” (10º§), o travessão poderia ser substituído pela vírgula sem alteração semântica, mas, discursivamente, a informação não teria a mesma ênfase.
a. III, apenas
b. I, apenas
c. I, III e IV
d. II e IV apenas
e. I, II, III e IV
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: I. Em “‘Recusar-se a vacinar uma criança é um exemplo disso: aqueles que têm medo [...]’.” (9º§), se os dois-pontos fossem substituídos pelo ponto-final, haveria prejuízo de sentido. Isso está correto. Os dois-pontos são usados para introduzir uma explicação ou uma citação, e substituí-los por um ponto-final mudaria o sentido da frase. II. A frase “‘Não podemos nos banhar no mesmo rio duas vezes’” (12º§) está entre aspas simples porque é uma citação dentro de outra citação. Também está correto. As aspas simples são usadas para indicar uma citação dentro de outra citação. III. Em “Com base em dois artigos falsos – um que argumentava a favor e outro contra a pena de morte –, os estudantes apoiaram [...]” (2º§), se no lugar dos travessões fossem utilizados os parênteses, haveria modificação de sentido no enunciado. Isso está incorreto. Os travessões são usados para destacar uma informação adicional, e substituí-los por parênteses não alteraria o sentido da frase. IV. Em “[...] o próprio fazer científico não está imune ao viés de confirmação – simplesmente porque cientistas são também humanos.” (10º§), o travessão poderia ser substituído pela vírgula sem alteração semântica, mas, discursivamente, a informação não teria a mesma ênfase. Isso está correto. O travessão é usado para dar ênfase a uma informação adicional, e substituí-lo por uma vírgula não alteraria o sentido, mas a ênfase seria diferente. Portanto, a alternativa correta é: c. I, III e IV

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Pode-se inferir acerca das aspas no texto delimitando o vocábulo “característica” em: Mas Monet tinha ainda outra “característica” que o aproximava de outros expoentes do estilo, como Pierre Auguste Renoir, Paul Cezanne e Edgar Degas: eles eram míopes. (2º§), que tal emprego indica:
a. Expressão de uma citação feita pelo autor sobre o assunto tratado.
b. Emprego de um vocábulo de forma irônica, reconhecendo-se que tal “característica”, na verdade, é o próprio distúrbio denominado miopia.
c. Aproximação de significados entre o vocábulo “característica” e “miopia”, facilitando a compreensão da mensagem expressa pelo autor.

No fragmento “Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade.” (1º§), os dois-pontos têm como finalidade:
a. Indicar uma informação acessória.
b. Marcar entonação de questionamento.
c. Introduzir uma explicação.
d. Sugerir emoção.

As políticas públicas de transferência de renda, uma das principais tendências de políticas públicas de combate à fome, concedem ao Estado a responsabilidade de garantir aos seus cidadãos mais vulneráveis socialmente uma renda mínima para as necessidades mais importantes. As vírgulas usadas nesse trecho servem para:

a. separar o adjunto adverbial intercalado.
b. isolar a oração subordinada adjetiva.
c. isolar o aposto, termo que explica ou esclarece.
d. separar orações coordenadas assindéticas.

Mais conteúdos dessa disciplina