De acordo com Skoog et al. (2006), os métodos gravimétricos determinam a massa da espécie química que se deseja analisar presente na amostra ou de algum composto quimicamente relacionado a essa espécie química. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Uma desvantagem dos métodos gravimétricos sobre os outros métodos quantitativos está na precisão, que é muito baixa nas determinações gravimétricas. PORQUE II- As determinações gravimétricas são muito rápidas, por isso esses métodos devem ser escolhidos quando o resultado precisar ser obtido rapidamente ou quando um número grande de amostras precisa ser analisado. Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. C As asserções I e II são proposições verdadeiras. D As asserções I e II são proposições falsas.
De acordo com Cecchi (2003), a comparação entre métodos de análise é realizada em relação à exatidão e à precisão. Dessa maneira, a comparação entre métodos pode ser definida de três maneiras, dependendo das fontes de variabilidade. Sobre a comparação entre os métodos de análise, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Replicabilidade. II- Repetibilidade. III- Reprodutibilidade. ( ) É expressa como desvio padrão e mede a variabilidade entre resultados de medidas da mesma amostra em diferentes laboratórios. ( ) É expressa como desvio padrão e mede a variabilidade entre replicatas. ( ) É expressa como desvio padrão e mede a variabilidade entre resultados de medidas da mesma amostra em diferentes dias, por diferentes analistas ou por diferentes equipamentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - I. B III - I - II. C I - II - III. D III - II - I.
Diante desse contexto, sobre a exatidão de um método analítico, analise as afirmativas a seguir: I- É a capacidade de um método analítico em detectar um componente de interesse na presença de outros componentes da matriz. II- É uma concordância entre resultados de medidas independentes obtidos sob condições estipuladas, ou seja, indica a capacidade do método de, em determinações repetidas em uma mesma amostra, fornecer resultados próximos entre si. III- É a menor quantidade do componente que se consegue medir sem erro. IV- É a capacidade do método em apresentar resultados próximos do valor verdadeiro, ou seja, é a concordância entre o valor medido de um analito e seu valor real. A As afirmativas I, III e IV estão corretas. B As afirmativas I e IV estão corretas. C As afirmativas I e II estão corretas. D Somente a afirmativa IV está correta.