Logo Passei Direto
Buscar
Partindo disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo dialogismo apresenta uma pluralidade de sentidos e, muitas vezes, gera confusão entre conceitos que envolvem a intertextualidade.
( ) A intertextualidade é utilizada por muitos autores para fazer referência às inserções de outras vozes no texto, através da citação, paráfrase, alusão, entre outras.
( ) Todo caso de polifonia é, também, um caso de intertextualidade. Assim, o conceito de polifonia recobre o de intertextualidade, sendo, porém, verdadeira a recíproca.
( ) Todo texto é perpassado por vozes de diferentes enunciadores, ora concordantes, ora dissonantes, o que faz com que se caracterize o fenômeno da linguagem humana.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - V - F - F.
D V - F - F - V.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre dialogismo e intertextualidade: ( ) O termo dialogismo apresenta uma pluralidade de sentidos e, muitas vezes, gera confusão entre conceitos que envolvem a intertextualidade. É verdadeira (V). O dialogismo, conceito desenvolvido por Bakhtin, realmente possui múltiplos sentidos e pode gerar confusões com a intertextualidade, pois ambos tratam da relação entre textos e vozes. ( ) A intertextualidade é utilizada por muitos autores para fazer referência às inserções de outras vozes no texto, através da citação, paráfrase, alusão, entre outras. É verdadeira (V). A intertextualidade envolve a presença de outras vozes e textos dentro de um texto, seja por meio de citações, paráfrases ou alucões. ( ) Todo caso de polifonia é, também, um caso de intertextualidade. Assim, o conceito de polifonia recobre o de intertextualidade, sendo, porém, verdadeira a recíproca. É falsa (F). Polifonia refere-se à presença de múltiplas vozes em um texto, mas nem toda polifonia é intertextualidade, e a recíproca não é verdadeira, pois a intertextualidade pode não envolver polifonia. ( ) Todo texto é perpassado por vozes de diferentes enunciadores, ora concordantes, ora dissonantes, o que faz com que se caracterize o fenômeno da linguagem humana. É verdadeira (V). Essa afirmação é correta, pois a linguagem humana é, de fato, marcada pela presença de diferentes vozes e perspectivas. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as sentenças: 1) O termo dialogismo apresenta uma pluralidade de sentidos e, muitas vezes, gera confusão entre conceitos que envolvem a intertextualidade. - Verdadeiro 2) A intertextualidade é utilizada por muitos autores para fazer referência às inserções de outras vozes no texto, através da citação, paráfrase, alusão, entre outras. - Verdadeiro 3) Todo caso de polifonia é, também, um caso de intertextualidade. Assim, o conceito de polifonia recobre o de intertextualidade, sendo, porém, verdadeira a recíproca. - Falso 4) Todo texto é perpassado por vozes de diferentes enunciadores, ora concordantes, ora dissonantes, o que faz com que se caracterize o fenômeno da linguagem humana. - Verdadeiro A sequência correta é: A) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto à coerência, podemos dizer que:

A Ela envolve os conhecimentos do leitor, isto é, o leitor assume uma postura ativa para compreender o que há nas entrelinhas.
B Ela abarca a inserção de outros escritos para tornar o texto compreensível.
C Ela depende da intertextualidade, que nada mais é do que a ligação dos textos.
D Além de seu caráter significativo, ela adquire uma estrutura dialógica.

Dentre os fatores de textualidade, há a coesão e a coerência e há os denominados fatores pragmáticos por estarem relacionados às situações de significação, ao uso da linguagem em contextos reais de produção de sentido, que são: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade. Partindo do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Situacionalidade.
II- Informatividade.
III- Intencionalidade.
IV- Aceitabilidade.
( ) Todo texto necessita conter informações e/ou dados acerca do assunto abordado. Por exemplo: se falo sobre o aborto, certamente necessito informar alguns dados aos leitores sobre o assunto. Caso não isso não aconteça, não é texto.
( ) É essencial ao receptor ou ao leitor do texto. Se minha escrita diz que tiro leite de uma ave e você acha que isso é coerente por algum motivo, está

A I - II - III - IV.
B II - III - IV - I.
C III - IV - I - II.
D IV - I - II - III.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Um bom exemplo deste fator é quando um professor indica um tema, o aluno demonstra na sua produção a intenção de elaborar um conteúdo dentro da temática solicitada. Nenhum texto é puro, todos têm uma intenção.
( ) O contexto sociocomunicativo é um fato muito importante para a elaboração da textualidade de um escrito. Por exemplo: preciso escrever sobre a situação política no Brasil. Se meus escritos indicam que vivemos em uma ditadura militar, no momento, estarei escrevendo uma falácia a respeito do assunto, pois nosso processo político subordina-se a uma democracia. Quando escrevo uma mentira que contraria a situação em que a temática textual se insere, meu escrito está, dentro da pragmática, falhando como texto.
A IV - II - III - I.
B I - II - III - IV.
C II - IV - III - I.
D I - III - IV - II.

Mais conteúdos dessa disciplina