Logo Passei Direto
Buscar
Sobre esse contexto, observe as assertivas a seguir.
I. A edição da LDB datada de 1996 foi a única versão desse documento.
II. A LDB busca legitimar textos presentes tanto na Constituição Federal de 1988 quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
III. A educação básica busca organizar o sistema educacional, garantindo a educação a todos.
IV. A LDB garante em seu texto o acesso à educação gratuita em todos os estágios da educação básica.
Assinale a alternativa que apresenta apenas assertivas corretas.
A. II, III e IV.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada assertiva: I. A edição da LDB datada de 1996 foi a única versão desse documento. Falso. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996 é a versão atual, mas não foi a única, pois houve outras legislações anteriores que regulamentaram a educação no Brasil. II. A LDB busca legitimar textos presentes tanto na Constituição Federal de 1988 quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Verdadeiro. A LDB realmente busca alinhar-se e legitimar os princípios estabelecidos na Constituição e no ECA. III. A educação básica busca organizar o sistema educacional, garantindo a educação a todos. Verdadeiro. A educação básica é um direito de todos e visa organizar o sistema educacional para garantir esse acesso. IV. A LDB garante em seu texto o acesso à educação gratuita em todos os estágios da educação básica. Verdadeiro. A LDB assegura a gratuidade da educação básica. Com base nas análises, as assertivas corretas são II, III e IV. Portanto, a alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é: A. II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as assertivas: I. A edição da LDB datada de 1996 foi a única versão desse documento. - Errado. A LDB foi alterada e atualizada ao longo dos anos. II. A LDB busca legitimar textos presentes tanto na Constituição Federal de 1988 quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. - Correto. III. A educação básica busca organizar o sistema educacional, garantindo a educação a todos. - Correto. IV. A LDB garante em seu texto o acesso à educação gratuita em todos os estágios da educação básica. - Correto. Portanto, a alternativa correta é: A. II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Analise as afirmativas a seguir:
I – É preciso evitar que crianças e jovens sejam vítimas de processos educativos alienantes e preconceituosos, por meio dos quais sofram violência.
II – Uma atuação política possibilita a superação de práticas ingênuas e individualistas, que tanto precarizam o acesso dos menos favorecidos à educação.
III – A educação precisa ser política para que os jovens sejam preparados para a manutenção da ordem e do progresso.
IV – A ação política é, acima de tudo, um ato responsável que possibilita aos menos favorecidos o acesso ao universo cultural como teatro e cinemas.
E. I e II.

Quais são esses níveis e modalidades de ensino?

C. Creche, Pré-Escola, Anos Iniciais do EF (urbana), Anos Iniciais do EF (rural), Anos Finais do EF (urbana), Anos Finais do EF (rural), Ensino Médio (urbano), Ensino Médio (rural), Ensino Médio Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, e Educação Indígena e Quilombola.

Identifique quais são:

A. Itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, e formação técnica e profissional. Disciplinas obrigatórias: Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

O planejamento na educação infantil é essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo. Sabendo disso, marque a alternativa correta.

A. Na educação infantil é imprescindível olhar e ouvir as dúvidas, os anseios e as expectativas das crianças.

Nesse contexto, observe as assertivas a seguir.
I. A LDB, ao mudar o entendimento da educação, também alterou a maneira como a educação física atua.
II. A BNCC busca atender aos direitos assegurados pela LDB.
III. Os princípios da LDB estão alinhados com os apresentados pela BNCC.
IV. A formação para o trabalho e a cidadania foi excluída dos documentos oficiais educacionais até a chegada da BNCC.
Assinale a alternativa que apresenta apenas assertivas corretas.
D. I, II e III.

2. A BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que são assegurados às crianças para desempenharem um papel ativo como protagonistas de suas aprendizagens. Quais direitos de aprendizagem permitem, especificamente, aos alunos construir sua identidade pessoal e reconhecer suas emoções? Resposta correta. E. Conhecer e expressar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
( ) Os jovens podem frequentar a EJA desde que tenham 15 anos ao final do ensino médio.
( ) A EJA se caracteriza pela heterogeneidade de gerações, por isso é fundamental que o professor saiba como usar isso a favor da aprendizagem.
( ) Jovens, adultos ou idosos devem ser vistos pela escola como sujeitos de direitos e com saberes construídos por suas experiências na vida social.
E. V, F, V, V.

Sobre o processo de alfabetização na EJA, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de vivência oportunizou um conhecimento linguístico por familiarização com a língua de maneira informal.
II. O processo de conhecimento do uso social da língua, mesmo com dificuldades na organização do sistema formal da escrita, é chamado de letramento.
III. O alfabetismo funcional é a capacidade de identificação de instruções, mesmo quando não se domina a língua.
IV. A alfabetização é um saber formal que cabe à escola ensinar.
C. I, II e IV.

Sobre esses conhecimentos, analise as assertivas a seguir:
I. O professor precisa ter uma escuta ativa, que significa ouvir o que o aluno quis dizer, dar a ele o direito de “dizer a sua palavra”.
II. Criar condições adequadas à aprendizagem de seus alunos significa oportunizar a eles atividades problematizadoras que os levem à reflexão, pelo fato de o conhecimento fazer sentido a eles.
III. Deve-se realizar um diagnóstico logo no início das aulas, para saber quais são as carências dos alunos, o que não sabem e o que lhes falta saber.
IV. Deve-se organizar um movimento metodológico que considere a autonomia dos alunos na hora de organizar as atividades de forma coletiva, em grupo ou individualmente.
D. I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina